Consultório Técnico
por Fabrício Samahá
Gasolina aditivada, vantagens e
riscos
Qual a vantagem da gasolina aditivada?
É verdade que em alguns casos pode causar problemas (crostas nos
cilindros)?
Raquel B. F. Gomes
rbfg@ufc.br
A gasolina aditivada é fornecida pela Petrobrás às companhias
distribuidoras como gasolina comum, sem aditivos. Cada empresa
desenvolveu sua fórmula para aditivá-la, composta basicamente
por um aditivo detergente (para promover a limpeza do tanque e de
todo o sistema de alimentação, até as válvulas de admissão
do motor) e por um dispersante (para conduzir os resíduos até a
câmara de combustão, o que evita entupimentos). Essa limpeza
evita a formação de carbonização, mantém limpos os bicos
injetores do sistema de injeção e, com isso, permite espaçar
os intervalos de manutenção e regulagem do motor.
Quando ela foi lançada houve alguns problemas com veículos que
usaram gasolina comum durante anos. Motores muito carbonizados e
tanques de combustível com grande quantidade de resíduos
resultaram em falhas, desregulagens e até entupimentos. Também
exigiram manutenção os velhos carburadores, em que a
"goma" formada com o tempo pela gasolina comum
estreitava as passagens de combustível. Com a poderosa limpeza
promovida pela aditivada, essas passagens se alargaram e os
motores desregularam. Hoje, contudo, pode-se -- e deve-se --
utilizar a aditivada sem riscos. Seu custo é pouco maior que o
da comum e as vantagens que ela traz com certeza o compensam.
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