Consultório Técnico


por Fabrício Samahá


Gasolina aditivada, vantagens e riscos


Qual a vantagem da gasolina aditivada? É verdade que em alguns casos pode causar problemas (crostas nos cilindros)?

Raquel B. F. Gomes
rbfg@ufc.br


A gasolina aditivada é fornecida pela Petrobrás às companhias distribuidoras como gasolina comum, sem aditivos. Cada empresa desenvolveu sua fórmula para aditivá-la, composta basicamente por um aditivo detergente (para promover a limpeza do tanque e de todo o sistema de alimentação, até as válvulas de admissão do motor) e por um dispersante (para conduzir os resíduos até a câmara de combustão, o que evita entupimentos). Essa limpeza evita a formação de carbonização, mantém limpos os bicos injetores do sistema de injeção e, com isso, permite espaçar os intervalos de manutenção e regulagem do motor.

Quando ela foi lançada houve alguns problemas com veículos que usaram gasolina comum durante anos. Motores muito carbonizados e tanques de combustível com grande quantidade de resíduos resultaram em falhas, desregulagens e até entupimentos. Também exigiram manutenção os velhos carburadores, em que a "goma" formada com o tempo pela gasolina comum estreitava as passagens de combustível. Com a poderosa limpeza promovida pela aditivada, essas passagens se alargaram e os motores desregularam. Hoje, contudo, pode-se -- e deve-se -- utilizar a aditivada sem riscos. Seu custo é pouco maior que o da comum e as vantagens que ela traz com certeza o compensam.



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