Best Cars Web Site
Comparativo Completo

Vectra: instrumentos e computador de bordo simples e de fácil leitura

C4: estética original com painel digital, sempre com perfeita iluminação

Stilo: grandes mostradores e fundo claro, que à noite parece normal

Focus: painel funcional, mas computador não indica consumo em km/l

Tiida: único sem computador de bordo nem termômetro do motor

No Vectra há rebatimento elétrico dos retrovisores (para locais estreitos) e luz de aviso para troca de marcha, que se adapta ao modo de direção (tanto pode acender a 2.000 rpm, em uso moderado, quanto em alta rotação quando se anda forte) e pode ser desligada. O sensor de estacionamento traseiro do C4 têm mostrador gráfico no painel, que chega a indicar de que lado está o obstáculo — não há como confundir uma parede lateral com algo atrás do carro. O Citroën traz ainda difusor de perfume, aquecimento dos bancos dianteiros e limitador de velocidade.

Pontos a corrigir: C4, Focus e 307 não têm comando interno (ou junto à trava central das portas) para o bocal de combustível; no Vectra e no Tiida falta espaço para objetos; as alavancas da coluna de direção do Chevrolet são curtas e ruins de usar; não há travamento automático das portas ao rodar no Nissan. No Ford, a abertura do capô com chave pode ser mais segura em caso de tentativa de furto, por dificultar o acesso à bateria, mas se torna inconveniente nas verificações de níveis em posto.

O espaço nos bancos dianteiros é satisfatório em todos, mas superior no Stilo, Tiida e 307 pela maior altura disponível. Atrás, o Fiat é o pior em altura por causa do teto solar; o Golf fica em desvantagem no espaço para pernas, onde aparece o menor entreeixos; e o Tiida em largura, em que a origem no Clio não se pode esconder. O quinto ocupante tem mais conforto no Focus e no 307, pois os demais o incomodam pelo encosto com apoio de braço ou assento inadequado. No Vectra mantém-se o artifício do assento muito baixo, que traz ganho de espaço vertical, mas deixa as pernas mal apoiadas.

Tiida e Stilo trazem ajuste longitudinal do banco traseiro, para ampliar o espaço para pernas ou a capacidade de bagagem conforme a ocasião. Melhor no Fiat, em que o assento também é bipartido e permite regulagem independente em 60/40. Já o encosto pode ser reclinado com divisão desta forma nos dois modelos. O banco ajustável do Tiida permite atingir a maior capacidade de bagagem, 463 litros, mas na posição mais recuada são apenas 289. Uma ressalva é seu vão de acesso, o mais estreito. No Stilo o espaço varia de 350 a 430. O Vectra mostra retrocesso em relação ao Astra, pois baixou de 370 para 345 litros. Entre os demais cabem 350 no Focus, 341 no Peugeot (os 420 informados são medição com líquido), 330 no Golf e apenas 314 no C4.

O estepe do Stilo é digno de elogios: roda de alumínio e pneu de 17 pol igual aos demais. Em contraste, o Vectra usa um 195/60-15 em roda de aço que só serve para uso temporário. Nem mesmo se pode usar esse pneu em rodízios ou futura reposição, o que é lamentável. Nos demais, um razoável meio-termo: roda de aço e pneu em medida normal. Todos o trazem por dentro do porta-malas e têm banco traseiro bipartido. Continua

307 (abaixo à esquerda) e Golf (direita): similares em forma e eficiência

Detalhes de conforto e conveniência
  Vectra C4 Stilo Focus Tiida 307 Golf
Alça na grade para destravar o capô ND ND S ND ND ND S
Alerta geral para porta mal fechada S ND ND S S ND ND
Alerta individual para porta mal fechada ND S S ND ND S ND
Alerta para excesso de velocidade S S S ND ND ND ND
Apoio de braço dianteiro ND S ND ND S S S
Apoio de braço traseiro S S S S S ND ND
Faróis com acendimento automático ND S O ND ND S ND
Fechadura no porta-luvas ND ND ND ND S S S
Interface Bluetooth para telefone celular ND ND S ND ND ND S
Limpador de pára-brisa automático S ND O ND ND S O
Mola a gás para manter o capô aberto S ND S ND ND ND S
Pára-brisa com faixa degradê S ND S S ND ND S
Pára-sóis com espelho iluminado, dois lados S ND ND S S S S
Porta-óculos de teto S S ND ND S S S
Retrovisor interno fotocrômico S S O ND ND S O
Sensor auxiliar de estacionamento na traseira ND S O ND ND ND S
Convenções: S = de série; O = opcional; ND = não disponível

Avaliações - Página principal - Escreva-nos

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade