Preços
  Punto Fit Polo
Sem opcionais 54.260 61.715 54.190
Como avaliado 61.102 61.715 57.580
Completo 69.682 65.720 59.110
Preços públicos sugeridos, em reais, vigentes em 9/6/11; consulte o preço dos opcionais:
Punto Fit Polo

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Mesmo com opcionais de conveniência que o Fit não oferece, os concorrentes custam menos que ele, com vantagem para o Polo na configuração do comparativo

Equipamentos de série e opcionais
  Punto Fit Polo
Ajuste de altura dos bancos mot./pas. S/ND S/ND S/ND
Ajuste de apoio lombar mot./pas. ND ND ND
Ajuste do volante em altura/distância S/S S/S S/S
Ajuste elétrico dos retrovisores S S S
Alarme antifurto/controle a distância S/S S/S S/S
Aquecimento S S S
Ar-condicionado/controle automático S/O S/S S/S
Bancos/volante revestidos em couro O/S ND/S S/S
Bolsa inflável mot./pas./
laterais/cortinas
S/S/
O/O
S/S/
ND/ND
S/S/
ND/ND
Câmbio automático ou automatizado O O ND
Comando interno do porta-malas S S ND
Computador de bordo S S S
Conta-giros S S S
Controlador automático de velocidade O S S
Controle de tração/estabilidade ND ND ND
Controle elétrico vidros diant./tras. S/O S/S S/S
Controles de áudio no volante S S S
Direção assistida S S S
Faróis de neblina S ND S
Freios antitravamento (ABS) S S S
Imobilizador eletrônico S S S
Limpador/lavador do vidro traseiro S S S
Luz traseira de neblina ND ND S
Rádio com toca-CDs/MP3 S/S S/S S/S
Relógio S S S
Repetidores das luzes de direção ND S S
Rodas de alumínio S S S
Terceira luz de freio S S S
Teto solar/comando elétrico O/O ND O/O
Travamento central das portas S S S
Vidros verdes S S S
Convenções: S = de série; O = opcional; ND = não disponível
Nossas notas
  Punto Fit Polo
Estilo 4 4 3
Acabamento 4 3 3
Posição de dirigir 4 4 4
Instrumentos 4 4 4
Itens de conveniência 4 2 4
Espaço interno 3 4 4
Porta-malas 3 4 3
Motor 4 3 3
Desempenho 4 4 4
Consumo 4 4 4
Câmbio 4 5 5
Freios 3 4 4
Suspensão 4 4 4
Estabilidade 4 4 4
Segurança passiva 4 4 4
Custo-benefício 4 3 4
Média 3,81 3,75 3,81
Posição 1º. 3º. 1º.
As notas vão de 1 a 5, sendo 5 a melhor; conheça nossa metodologia
 
Teste do Leitor
Opinião dos proprietários
Punto Fit Polo
Envie opinião sobre seu carro

Custo-benefício

Embora o preço inicial do Fit seja mais alto em cerca de R$ 7,5 mil, o Punto fica perto de alcançá-lo com os muitos opcionais da unidade avaliada (faltavam teto solar, bolsas infláveis laterais e de cortina e pintura metálica), mas só dois itens (controle elétrico dos vidros traseiros e automatismo do ar-condicionado) são necessários para que o Fiat se equipare ao Honda em conteúdo. Com eles, o Sporting com câmbio Dualogic sai por R$ 56,3 mil e ainda custa R$ 5,4 mil a menos que o Fit.

Já o Polo, que parte de valor similar ao do Punto, veio para a avaliação por R$ 4 mil a menos que o Fit, mesmo com opcionais (teto solar, retrovisor fotocrômico, faróis e limpador automáticos); ainda poderia ter pintura metálica ou perolizada. E o Honda não traz itens de série relevantes que os concorrentes não tenham
— pelo contrário, pois é o mais modesto em itens de conveniência, falha que se amplia à medida que os outros recebem opcionais.

E o que mostram as notas sobre atributos e defeitos? Algumas vantagens sobressaem, como acabamento e motor no Punto e porta-malas no Fit, enquanto estilo no Polo, itens de conveniência no Fit e espaço interno, freios e câmbio (não por ser ruim, mas porque os dos concorrentes são ótimos) no Punto destacam-se entre os pontos negativos.

Se considerados os 15 quesitos até segurança passiva, o resultado é um interessante empate. Contudo, se o Punto faz valer o que custa a mais que o Polo (considere a caixa automatizada nessa diferença), o Fit não justifica seu preço diante do modesto conteúdo e, assim, fica atrás em custo-benefício, item que decide a média final contra ele.

O equilíbrio pode manter o consumidor em dúvida, pelo que vale apontar a diferença de perfil entre os carros. O Punto é o esportivo do grupo, com visual externo e interno, desempenho e comportamento de acordo com essa proposta. O Polo tenta se passar por um, mas fracassa: embora seja um bom carro, já não tem desenho moderno e seu motor está longe do que a sigla GT sugere. Quanto ao Fit, é uma opção mais familiar, vantajosa em espaço para ocupantes e bagagem, mas que
— embora sem anunciá-la na aparência — não decepciona quando o assunto é esportividade. Continua

Avaliações - Página principal - Escreva-nos

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade