Clique para ampliar a imagem

C4 Pallas: imponente pelo porte e pelas formas de grade e faróis

Clique para ampliar a imagem

Linea: linhas discretas e grande semelhança de frente com o Punto

Clique para ampliar a imagem

Focus: aos quatro anos, rejuvenescido pela frente lançada em 2007

Clique para ampliar a imagem

Corolla: elegante, mas sem tanta diferenciação do modelo anterior

Concepção e estilo

Temos aqui quatro modelos que podem ser comprados novos em uma concessionária na Europa. A décima geração do Corolla foi lançada lá e nos Estados Unidos em 2007 e meses depois no Brasil. O mercado japonês tem seu próprio modelo, de linhas diferentes. Do mesmo ano é o Pallas, mas a linha C4 está desde 2004 em produção na França. O sedã apareceu em 2006 na China como C-Triomphe. Também o Focus de segunda geração surgiu na Europa em 2004 e três anos mais tarde recebeu ampla reestilização, com a qual acaba de chegar aqui. Já o Linea, derivado do Grande Punto italiano (apenas Punto no Brasil) de 2005, estreou em 2007 pelas mãos da Tofas, na Turquia, e existe em poucos mercados europeus.

Só o Focus tem desenho frontal e distância entre eixos iguais aos da versão hatch. O C4 mantém as formas, mas ganha 10 cm nessa medida; o Corolla hatch (chamado de Auris), vendido apenas na Europa, mostra linhas próprias; e o Linea cresceu 9 cm entre eixos e ganhou aspecto dianteiro um pouco diferente em relação ao Punto — a Fiat garante que só manteve parabrisa e portas do hatch no sedã.

Pallas e Focus exibem os desenhos mais ousados, mas no caso do Ford isso não se aplica à traseira, que chega a lembrar a do Vectra 1997. Há uma explicação para essa ligeira dissonância entre suas partes: a dianteira foi refeita em 2007 e pelo novo padrão de estilo Kinetic, enquanto a traseira se manteve e lembra a do Mondeo de geração anterior (2000-2006). O C4 causa divergência de opiniões: há quem veja exagero em partes como as lanternas. O Corolla se parece muito com o antigo e por isso tem sido criticado por alguns, mas suas linhas — que remetem às do grande Camry — são harmoniosas. Quanto ao Linea, se tem o aspecto mais tradicional do grupo, não deixa de ser elegante. No fim das contas, nota-se relativo equilíbrio entre os quatro na aceitação pelo público.

O Corolla tem ótimo coeficiente aerodinâmico (Cx), 0,29, e o Linea apenas mediano, 0,33. Nos demais o dado não é divulgado, mas com base nos valores das versões hatch se pode estimar 0,31 para Focus e Pallas. Multiplicados à área frontal estimada, chegam-se aos valores de 0,70 no Toyota, 0,77 no Citroën, 0,79 no Ford (prejudicado pela largura da carroceria) e 0,80 no Fiat.

Conforto e conveniência

Se estas versões vêm de série com revestimento dos bancos em couro, ainda assim há diferenças em acabamento. O Corolla impressiona bem com o tom bege no couro e o bege com marrom nos plásticos, padrão no SE-G, que lhe dão ar sofisticado (apesar do tom amarelado da parte inferior do painel) e fogem à mesmice do preto ou cinza escuro. O Linea também oferece opção de bege, mas o avaliado veio em cinza; no C4 e no Focus o couro é preto.

Os plásticos são em geral agradáveis aos olhos, mas deveriam ser mais suaves ao toque; ainda assim Corolla e Pallas impressionam melhor. No Focus há contraste entre o material espumado de ótimo aspecto no topo do painel e os plásticos ásperos, de aparência pobre, na parte superior das portas. No modelo antigo era usado um vinil de bom aspecto, a nosso ver preferível. O Toyota usa conservadores apliques que simulam madeira, enquanto os demais recorrem a tons de prata e simulações
de fibra de carbono (Ford e Citroën) ou cromados e preto brilhante (Fiat), de aspecto mais moderno. Continua

De traseira é o Citroën que se destaca pela ousadia, embora não agrade a todos; os outros três são bastante sóbrios, até demais para alguns gostos Clique para ampliar a imagem Clique para ampliar a imagem
Clique para ampliar a imagem Clique para ampliar a imagem

Avaliações - Página principal - Escreva-nos

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade