|
Idea |
Livina |
Estilo |
3 |
3 |
Acabamento |
3 |
4 |
Posição de
dirigir |
3 |
4 |
Instrumentos |
4 |
3 |
Itens de
conveniência |
4 |
3 |
Espaço interno |
4 |
4 |
Porta-malas |
3 |
4 |
Motor |
4 |
4 |
Desempenho |
3 |
3 |
Consumo |
3 |
4 |
Câmbio |
4 |
4 |
Freios |
4 |
4 |
Suspensão |
4 |
5 |
Estabilidade |
4 |
4 |
Segurança
passiva |
4 |
4 |
Custo-benefício |
3 |
3 |
Média |
3,56 |
3,75 |
Posição |
2º. |
1º. |
As notas vão de 1
a 5, sendo 5 a melhor; conheça nossa
metodologia |
|
|
Custo-benefício
Na condição em que foram
avaliadas, as minivans obtém uma proximidade de preços incomum: apenas R$ 193 as
separam. A Idea parte de valor menor em exatos R$ 3 mil, mas precisa receber
rádio/CD e vidros elétricos traseiros (que somam R$ 1,4 mil) para se equivaler
em conteúdo à Livina. No teste contava ainda com limpador e faróis automáticos,
sensor de estacionamento, retrovisor fotocrômico e banco dianteiro rebatível (R$
2,1 mil), enquanto a concorrente estava com pintura metálica (R$ 1 mil), ausente
da adversária. Ambas ainda poderiam receber caixa automática (Nissan) ou
automatizada (Fiat), além de teto solar, falante de subgraves, bancos de couro e
bolsas infláveis laterais no caso da Adventure. Na X-Gear, a opção pela
automática traz motor 1,8-litro, alarme e chave inteligente. As versões
completas chegam a R$ 64,7 mil na Livina e R$ 71,6 mil na Idea.
Se o preço não decide, vamos aos pontos altos e baixos. A Nissan mereceu
melhores notas em acabamento, posição de dirigir, porta-malas, consumo e
suspensão, enquanto a Fiat venceu apenas em instrumentos e itens de
conveniência. Na média de notas, a Livina ficou à frente com razoável vantagem.
Há três anos, quando comparamos quatro modelos "aventureiros", a Idea Adventure
sobressaiu com a melhor média de notas. Agora, embora se mantenha superior em
alguns aspectos, vê-se superada no conjunto pela Livina X-Gear, que se mostra
melhor em diversos aspectos importantes na utilização. Mas uma resposta não vai
demorar: em meados do ano a Fiat coloca nas ruas uma Idea remodelada e com motor
Tritec de nova geração, que traz a expectativa de melhor desempenho e menor
consumo. E, esperamos, com outras novidades que corrijam os pontos negativos do
modelo atual.
Continua |