Best Cars Web Site
Comparativo Completo
Preços
  Idea Livina
Básico 54.900 57.900
Como avaliado 59.093 58.900
Completo 71.648 64.700
Preços públicos sugeridos, em reais, vigentes em 29/3/10; consulte o preço dos opcionais em:
www.fiat.com.br www.nissan.com.br
Clique para ampliar a imagem Clique para ampliar a imagem
As versões avaliadas tinham preços muito próximos, mas a Idea trazia mais itens de conforto; ambas oferecem câmbio automático ou automatizado

Superior em mais aspectos, a Livina desbanca a Idea, que havia vencido confronto anterior

Equipamentos de série e opcionais
  Idea Livina
Ajuste de altura dos bancos mot./pas. S/ND ND
Ajuste de apoio lombar mot./pas. ND ND
Ajuste do volante em altura/distância S/ND S/ND
Ajuste elétrico dos retrovisores S S
Alarme antifurto/controle a distância S/S O/O
Aquecimento S S
Ar-condicionado/controle automático S/ND S/ND
Bancos/volante revestidos em couro O/ND S/ND
Bolsa inflável mot./pas./laterais S/S/O S/S/ND
Câmbio automático ou automatizado O O
Comando interno do porta-malas S S
Computador de bordo S ND
Conta-giros S S
Controlador automático de velocidade ND ND
Controle de tração/estabilidade ND ND
Controle elétrico dos vidros diant./tras. S/O S/S
Controles de áudio no volante ND ND
Direção assistida S S
Faróis de neblina S S
Freios antitravamento (ABS) S S
Imobilizador eletrônico S S
Limpador/lavador do vidro traseiro S S
Luz traseira de neblina ND ND
Rádio com toca-CDs/MP3 O/O S/S
Relógio S S
Repetidores laterais das luzes de direção S S
Rodas de alumínio S S
Terceira luz de freio S S
Teto solar/comando elétrico O/O ND
Travamento central das portas S S
Vidros verdes S S
Convenções: S = de série; O = opcional; ND = não disponível; NA = não-aplicável
Nossas notas
  Idea Livina
Estilo 3 3
Acabamento 3 4
Posição de dirigir 3 4
Instrumentos 4 3
Itens de conveniência 4 3
Espaço interno 4 4
Porta-malas 3 4
Motor 4 4
Desempenho 3 3
Consumo 3 4
Câmbio 4 4
Freios 4 4
Suspensão 4 5
Estabilidade 4 4
Segurança passiva 4 4
Custo-benefício 3 3
Média 3,56 3,75
Posição 2º. 1º.
As notas vão de 1 a 5, sendo 5 a melhor; conheça nossa metodologia
 
Teste do Leitor

Custo-benefício

Na condição em que foram avaliadas, as minivans obtém uma proximidade de preços incomum: apenas R$ 193 as separam. A Idea parte de valor menor em exatos R$ 3 mil, mas precisa receber rádio/CD e vidros elétricos traseiros (que somam R$ 1,4 mil) para se equivaler em conteúdo à Livina. No teste contava ainda com limpador e faróis automáticos, sensor de estacionamento, retrovisor fotocrômico e banco dianteiro rebatível (R$ 2,1 mil), enquanto a concorrente estava com pintura metálica (R$ 1 mil), ausente da adversária. Ambas ainda poderiam receber caixa automática (Nissan) ou automatizada (Fiat), além de teto solar, falante de subgraves, bancos de couro e bolsas infláveis laterais no caso da Adventure. Na X-Gear, a opção pela automática traz motor 1,8-litro, alarme e chave inteligente. As versões completas chegam a R$ 64,7 mil na Livina e R$ 71,6 mil na Idea.

Se o preço não decide, vamos aos pontos altos e baixos. A Nissan mereceu melhores notas em acabamento, posição de dirigir, porta-malas, consumo e suspensão, enquanto a Fiat venceu apenas em instrumentos e itens de conveniência. Na média de notas, a Livina ficou à frente com razoável vantagem.

Há três anos, quando comparamos quatro modelos "aventureiros", a Idea Adventure sobressaiu com a melhor média de notas. Agora, embora se mantenha superior em alguns aspectos, vê-se superada no conjunto pela Livina X-Gear, que se mostra melhor em diversos aspectos importantes na utilização. Mas uma resposta não vai demorar: em meados do ano a Fiat coloca nas ruas uma Idea remodelada e com motor Tritec de nova geração, que traz a expectativa de melhor desempenho e menor consumo. E, esperamos, com outras novidades que corrijam os pontos negativos do modelo atual.
Continua

Avaliações - Página principal - Escreva-nos

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade