Preços
  Civic Corolla Jetta
Sem opcionais 72.165 70.570 69.990
Como avaliado 73.885 71.500 81.130
Completo 73.885 71.500 81.620
Preços públicos sugeridos, em reais, vigentes em 28/7/11, já com câmbio automático; consulte o preço dos opcionais:
Civic Corolla Jetta
Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

O Jetta tem boa relação custo-benefício na configuração básica, mas como avaliados o Corolla mostra vantagem

Equipamentos de série e opcionais
  Civic Corolla Jetta
Ajuste de altura dos bancos mot./pas. S/ND S/ND S/ND
Ajuste de apoio lombar mot./pas. ND ND S/ND
Ajuste do volante em altura/distância S/S S/S S/S
Ajuste elétrico dos retrovisores S S S
Alarme antifurto/controle a distância S/S S/S S/S
Aquecimento S S S
Ar-condicionado/controle automático S/ND S/S S/O
Bancos/volante revestidos em couro O/O ND/ND O/O*
Bolsa inflável mot./pas./laterais S/S/ND S/S/ND S/S/S
Câmbio automático O O O
Comando interno do porta-malas S S S
Computador de bordo ND S S
Conta-giros S S S
Controlador automático de velocidade S ND S
Controle de tração/estabilidade ND ND ND
Controle elétrico dos vidros diant./tras. S/S S/S S/S
Controles de áudio no volante S S S
Direção assistida S S S
Faróis de neblina ND ND S
Freios antitravamento (ABS) S S S
Imobilizador eletrônico S S S
Limpador/lavador do vidro traseiro NA NA NA
Luz traseira de neblina ND ND S
Rádio com toca-CDs/MP3 S/S S/S S/S
Relógio S S S
Repetidores das luzes de direção S S S
Rodas de alumínio S S S
Terceira luz de freio S S S
Teto solar/comando elétrico ND ND O/O
Travamento central das portas S S S
Vidros verdes S S S
S = de série; O = opcional; ND = não disponível; NA = não-aplicável; *couro sintético
Nossas notas
  Civic Corolla Jetta
Estilo 4 3 4
Acabamento 5 4 4
Posição de dirigir 4 4 4
Instrumentos 3 4 4
Itens de
conveniência
3 3 5
Espaço interno 4 4 4
Porta-malas 3 4 5
Motor 4 5 4
Desempenho 4 4 3
Consumo 4 3 4
Câmbio 4 4 5
Freios 4 4 4
Suspensão 4 4 3
Estabilidade 4 4 4
Segurança passiva 3 3 4
Custo-benefício 3 4 3
Média 3,75 3,81 4,00
Posição 3º. 2º. 1º.
As notas vão de 1 a 5, sendo 5 a melhor; conheça nossa metodologia
 
Teste do Leitor

 

Custo-benefício

Já equipadas com câmbio automático, as versões avaliadas têm preços próximos, em que pouco mais de R$ 2 mil separam o mais barato (Jetta) do mais caro (Civic). Nessa condição o VW sai à frente em termos de conteúdo, pois vem com bolsas infláveis laterais, faróis de neblina, computador de bordo (ausente do Honda) e controlador de velocidade (não oferecido no Toyota).

O Jetta que recebemos tinha todos os opcionais, o que levou seu preço às alturas: R$ 7,3 mil acima do Honda e R$ 9,6 mil além do Toyota. Mas também em equipamentos ele ficou em patamar superior, com itens exclusivos como teto solar, faróis e limpador de para-brisa automáticos, tela sensível ao toque e rodas de 17 pol. Como desvantagem, apenas o uso de couro sintético nos bancos em vez do natural empregado pelo Civic. O Corolla, mais barato nessa comparação, vem com revestimento em tecido.

Portanto, na relação entre conteúdo e preço, o Jetta sem opcionais é mais atraente que os adversários, enquanto a opção completa deve ser bem ponderada, já que invade uma faixa de preço com interessantes alternativas não menos equipadas
— até de carros de maior porte e potência bem superior, como Ford Fusion e Hyundai Azera. Claro que o interessado no VW pode selecionar os itens mais relevantes e compor um valor intermediário.

Analisados os preços, vamos às notas ao lado. O Jetta mostrou-se superior em itens de conveniência, porta-malas, câmbio e segurança passiva; o Corolla, em motor e custo-benefício; e o Civic, apenas em acabamento. As piores notas são do Toyota em estilo e consumo; do Honda em instrumentos e porta-malas; e do VW em desempenho e suspensão.

Como se nota, a novidade da marca alemã sobressaiu, mas isso teve um custo — e, se viesse em configuração menos equipada, algumas notas poderiam ter sido mais baixas. Quanto a Civic e Corolla, ficaram equilibrados nas notas, mas mostraram diferença no preço, que favorece o segundo e o deixa com a melhor relação custo-benefício.

Vale notar que, embora sejam três bons sedãs com projeto atual e muitos atributos, em todos há fatores de limitação que podem decidir eventual dúvida — como o porta-malas do Civic, o desempenho do Jetta e a escassez de equipamentos dos dois modelos de origem japonesa.
Continua

Avaliações - Página principal - Escreva-nos

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade