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Fiat Punto
Essence 1,6 16V |
4,03 m |
115/117 cv |
R$ 51.546* |
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4,06 m |
110/115 cv |
R$ 52.450* |
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Volkswagen
Polo Sportline 1,6 |
3,91 m |
101/104 cv |
R$ 57.390* |
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Por mais desgastada que esteja pelo uso indevido
— foi aplicada a uma série de modelos pequenos
na década passada, alguns de acabamento muito
despojado —, a expressão "compacto premium"
ainda é a que melhor define os carros que
comparamos aqui. O lado premium desses compactos
vem de diferentes fatores, do projeto à oferta
de equipamentos de conforto e segurança, e faz
deles opções refinadas para quem não precisa de
um modelo médio mas quer a conveniência das
cinco portas, ausente de opções como o Fiat 500.
Em diferentes fases de seus ciclos de produção,
o mais antigo Polo, o bem conhecido Punto e o
recém-chegado Fiesta são concorrentes diretos
nos quatro "Ps" que norteiam nossos
comparativos. Em proposta de uso,
são hatches de cinco portas com expressiva
dotação de conforto e motores de 1,6 litro,
aptos a boa atuação na cidade como na estrada,
embora com restrições quanto ao espaço interno e
à capacidade de bagagem — se esses forem
aspectos relevantes na compra, o mercado oferece
melhores alternativas na mesma faixa de preço.
Em porte, a diferença de
comprimento chega a 15 centímetros e a de
distância entre eixos não passa de 4,5 cm, o que
revela equilíbrio. Há similaridade também em
potência, pois os motores flexíveis
fornecem números em uma faixa de 16 cv, sendo
mais vigorosos os que usam quatro válvulas por
cilindro, o da Fiat e o da Ford. E quanto ao
preço?
O Fiesta SE com o último pacote de opcionais
custa R$ 52,4 mil, ante R$ 45,9 mil da versão básica,
após a recente queda de preço anunciada; o
Punto Essence parte de R$ 44 mil, mas chegava a R$
51,5 mil na condição em que foi avaliado; e o Polo
Sportline começa em R$ 51,3 mil, valor que passa a R$
57,4 mil com os opcionais (todos, mas com câmbio
manual). Como há ampla gama de opções para cada
um, quem quiser pode montá-los com preços muito
próximos, abrindo mão de um ou outro
equipamento.
Vale notar que o Polo das fotos era um I-Motion,
com caixa automatizada, o único que a VW tinha
disponível na ocasião — mas para todos os
efeitos foi considerado câmbio manual.
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