Best Cars Web Site
Comparativo Completo
Pequenos, mas com algo a mais

Clique para ampliar a imagem

Com a chegada do novo Fiesta hatch, surge um conflito de
gerações entre os hatches compactos mais refinados

Texto e fotos: Fabrício Samahá
 
Fiat Punto Essence 1,6 16V
4,03 m 115/117 cv R$ 51.546*
 
 
Ford Fiesta SE 1,6 16V
4,06 m 110/115 cv R$ 52.450*
 
 
Volkswagen Polo Sportline 1,6
3,91 m 101/104 cv R$ 57.390*
 
> Concepção e estilo
> Conforto e conveniência
> Mecânica, comportamento e segurança
> Comentário técnico
> Simulação de desempenho
> Preços
> Equipamentos de série e opcionais
> Custo-benefício
> Nossas notas
> Ficha técnica

Por mais desgastada que esteja pelo uso indevido — foi aplicada a uma série de modelos pequenos na década passada, alguns de acabamento muito despojado —, a expressão "compacto premium" ainda é a que melhor define os carros que comparamos aqui. O lado premium desses compactos vem de diferentes fatores, do projeto à oferta de equipamentos de conforto e segurança, e faz deles opções refinadas para quem não precisa de um modelo médio mas quer a conveniência das cinco portas, ausente de opções como o Fiat 500.

Em diferentes fases de seus ciclos de produção, o mais antigo Polo, o bem conhecido Punto e o recém-chegado Fiesta são concorrentes diretos nos quatro "Ps" que norteiam nossos comparativos. Em proposta de uso,  são hatches de cinco portas com expressiva dotação de conforto e motores de 1,6 litro, aptos a boa atuação na cidade como na estrada, embora com restrições quanto ao espaço interno e à capacidade de bagagem — se esses forem aspectos relevantes na compra, o mercado oferece melhores alternativas na mesma faixa de preço.

Em porte,  a diferença de comprimento chega a 15 centímetros e a de distância entre eixos não passa de 4,5 cm, o que revela equilíbrio. Há similaridade também em potência,  pois os motores flexíveis fornecem números em uma faixa de 16 cv, sendo mais vigorosos os que usam quatro válvulas por cilindro, o da Fiat e o da Ford. E quanto ao preço?

O Fiesta SE com o último pacote de opcionais custa R$ 52,4 mil, ante R$ 45,9 mil da versão básica, após a recente queda de preço anunciada; o Punto Essence parte de R$ 44 mil, mas chegava a R$ 51,5 mil na condição em que foi avaliado; e o Polo Sportline começa em R$ 51,3 mil, valor que passa a R$ 57,4 mil com os opcionais (todos, mas com câmbio manual). Como há ampla gama de opções para cada um, quem quiser pode montá-los com preços muito próximos, abrindo mão de um ou outro equipamento.

Vale notar que o Polo das fotos era um I-Motion, com caixa automatizada, o único que a VW tinha disponível na ocasião — mas para todos os efeitos foi considerado câmbio manual.

Avaliações - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail

Data de publicação: 4/2/12

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade