Preços
  500 Palio
Sem opcionais 51.650 41.310
Como avaliado 58.591 44.922
Completo 64.276 49.626
Preços públicos sugeridos, em reais, vigentes em 7/5/12; consulte o preço dos opcionais
 
Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Em uma análise racional, o preço bem mais baixo do Palio faz dele o melhor custo-benefício, mas fatores emocionais podem levar à escolha do 500 — e sem arrependimento

Equipamentos de série e opcionais
  500 Palio
Ajuste de altura dos bancos mot./pas. S/ND S/ND
Ajuste de apoio lombar mot./pas. ND ND
Ajuste do volante em altura/distância S/ND S/ND
Ajuste elétrico dos retrovisores S O
Alarme antifurto/controle a distância AC/AC AC/AC
Aquecimento S S
Ar-condicionado/controle automático S/O S/ND
Bancos/volante revestidos em couro S/S* ND/O
Bolsa inflável mot./pas./
laterais/cortinas
S/S/S/O S/S/O/ND
Câmbio automático ou automatizado O O
Comando interno do porta-malas S ND
Computador de bordo S S
Conta-giros S S
Controlador automático de velocidade S ND
Controle de tração/estabilidade S/S ND
Controle elétrico dos vidros diant./tras. S/NA S/O
Controles de áudio no volante S O
Direção assistida S S
Faróis de neblina S S
Freios antitravamento (ABS) S S
Imobilizador eletrônico S S
Limpador/lavador do vidro traseiro S S
Luz traseira de neblina ND ND
Rádio com toca-CDs/MP3 S O
Relógio S S
Repetidores laterais das luzes de direção S ND
Rodas de alumínio S S
Terceira luz de freio S S
Teto solar/comando elétrico O/O ND
Travamento central das portas S S
Vidros verdes S S
Convenções: S = de série; O = opcional; AC = acessório instalado em concessionária; ND = não disponível; NA = não aplicável; *revestimento parcial
Nossas notas
  500 Palio
Estilo 4 4
Acabamento 4 3
Posição de dirigir 3 3
Instrumentos 4 4
Itens de conveniência 4 4
Espaço interno 2 3
Porta-malas 2 3
Motor 4 3
Desempenho 3 4
Consumo 3 3
Câmbio 5 4
Freios 4 4
Suspensão 3 3
Estabilidade 5 4
Segurança passiva 5 4
Custo-benefício 3 4
Média 3,62 3,56
Posição 1°. 2°.
As notas vão de 1 a 5, sendo 5 a melhor; conheça nossa metodologia
 

O 500 traz bem mais equipamentos de série, entre os quais se destacam controle de estabilidade, bolsas infláveis laterais e sistema de áudio (o da Bose tem custo extra). Mesmo assim é difícil justificar a diferença de preço de R$ 10 mil sobre o Palio, ainda mais se considerado que o modelo mexicano é tributado como carro nacional, sem Imposto de Importação ou IPI mais alto.

Como avaliados, ambos traziam vários equipamentos a mais, o que mantinha o 500 em vantagem em conteúdo. Além dos já citados acima, vinha com cortinas infláveis e a bolsa para os joelhos do motorista, teto solar e o áudio Bose
— só que a diferença de preços subia para salgados R$ 13,6 mil.

Valores à parte, o mexicano vence em acabamento, motor, câmbio, estabilidade e segurança passiva, mas perde em espaço interno, porta-malas e desempenho para o nacional. Sem considerar custos, ele venceria o comparativo por dois pontos; contudo, em uma análise racional, a vantagem de preço do Palio dá a ele a melhor relação custo-benefício.

Essa vantagem já era esperada, assim como a de espaço interno e de bagagem e a da conveniência das cinco portas, pois o 500 não se destina a ser um carro funcional e (relativamente) acessível como o Palio. Seu papel na gama Fiat é o de modelo de imagem, que motiva a compra por fatores emocionais como estilo, diferenciação e a charmosa conexão com um ícone do passado.

A comparação mostrou que o pequeno nostálgico é bem-sucedido nessa missão
— e um carro muito divertido de dirigir. Pode não ser a melhor opção quando o aspecto financeiro fala alto, mas tem atributos para conquistar uma parcela dos que procuram um modelo nessa categoria. E, em última análise, está certa a Fiat em colocar ambas as opções em sua linha esportiva a fim de atender a todos os gostos e bolsos.

Teste do Leitor



Avaliações - Página principal - Escreva-nos

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade