|
500 |
Palio |
Estilo |
4 |
4 |
Acabamento |
4 |
3 |
Posição de dirigir |
3 |
3 |
Instrumentos |
4 |
4 |
Itens de conveniência |
4 |
4 |
Espaço interno |
2 |
3 |
Porta-malas |
2 |
3 |
Motor |
4 |
3 |
Desempenho |
3 |
4 |
Consumo |
3 |
3 |
Câmbio |
5 |
4 |
Freios |
4 |
4 |
Suspensão |
3 |
3 |
Estabilidade |
5 |
4 |
Segurança passiva |
5 |
4 |
Custo-benefício |
3 |
4 |
Média |
3,62 |
3,56 |
Posição |
1°. |
2°. |
As notas vão de 1
a 5, sendo 5 a melhor; conheça nossa
metodologia |
|
|
|
|

O 500 traz bem mais
equipamentos de série, entre os quais se destacam controle de estabilidade,
bolsas infláveis laterais e sistema de áudio (o da Bose tem custo extra). Mesmo
assim é difícil justificar a diferença de preço de R$ 10 mil sobre o Palio,
ainda mais se considerado que o modelo mexicano é tributado como carro nacional,
sem Imposto de Importação ou IPI mais alto.
Como avaliados, ambos traziam vários equipamentos a mais, o que mantinha o 500
em vantagem em conteúdo. Além dos já citados acima, vinha com cortinas infláveis
e a bolsa para os joelhos do motorista, teto solar e o áudio Bose
— só
que a diferença de preços subia para salgados R$ 13,6 mil.
Valores à parte, o mexicano vence em acabamento, motor, câmbio, estabilidade e
segurança passiva, mas perde em espaço interno, porta-malas e desempenho para o
nacional. Sem considerar custos, ele venceria o comparativo por dois pontos;
contudo, em uma análise racional, a vantagem de preço do Palio dá a ele a melhor
relação custo-benefício.
Essa vantagem já era esperada, assim como a de espaço interno e de bagagem e a
da conveniência das cinco portas, pois o 500 não se destina a ser um carro
funcional e (relativamente) acessível como o Palio. Seu papel na gama Fiat é o
de modelo de imagem, que motiva a compra por fatores emocionais como estilo,
diferenciação e a charmosa conexão com um ícone do passado.
A comparação mostrou que o pequeno nostálgico é bem-sucedido nessa missão
— e um carro muito divertido de
dirigir. Pode não ser a melhor opção quando o aspecto financeiro fala alto, mas
tem atributos para conquistar uma parcela dos que procuram um modelo nessa
categoria. E, em última análise, está certa a Fiat em colocar ambas as opções em
sua linha esportiva a fim de atender a todos os gostos e bolsos.
 |