| |
C5 |
Fusion |
Accord |
| Estilo |
4 |
4 |
3 |
| Acabamento |
5 |
4 |
4 |
| Posição de dirigir |
5 |
5 |
5 |
| Instrumentos |
5 |
4 |
3 |
| Itens de conveniência |
5 |
4 |
3 |
| Espaço interno |
4 |
5 |
5 |
| Porta-malas |
4 |
5 |
4 |
| Motor |
4 |
4 |
4 |
| Desempenho |
3 |
4 |
4 |
| Consumo |
3 |
3 |
4 |
| Câmbio |
4 |
4 |
4 |
| Freios |
5 |
5 |
5 |
| Suspensão |
5 |
4 |
4 |
| Estabilidade |
5 |
4 |
4 |
| Segurança passiva |
5 |
5 |
3 |
| Custo-benefício |
3 |
5 |
3 |
| Média |
4,31 |
3,87 |
| Posição |
1º. |
3º. |
|
As notas vão de 1
a 5, sendo 5 a melhor; conheça nossa
metodologia |
| |
|
Custo-benefício
Há apenas um opcional para C5 e Fusion (teto solar elétrico, não disponível no
Accord) e com o mesmo preço em ambos, R$ 4 mil. Assim, a diferença de preço é
clara entre os três. Para passar do Ford com teto para o Honda gastam-se mais R$
12,4 mil, e deste último para o Citroën com o opcional, mais R$ 15,9 mil. Se
para você preço é determinante, talvez sua leitura tenha acabado ainda na
primeira página ao conhecer os valores de cada um.
O comprador consciente, no entanto, quer saber em detalhes o que recebe em troca
ao pagar por um modelo mais caro. As notas ao lado resumem: quem levar o C5 terá
o melhor carro em acabamento, instrumentos, itens de conveniência, suspensão e
estabilidade, enquanto a opção pelo Accord traz vantagem apenas em consumo, e
pelo Fusion, em relação custo-benefício. Pontos fracos? Os do Citroën são espaço
interno e desempenho; os do Honda, estilo, instrumentos, itens de conveniência e
segurança passiva; já o Ford não obteve a pior nota em nenhum quesito.
Preços à parte, o C5 seria o vencedor com 66 pontos, ante 64 do Fusion e 59 do
Accord. Entretanto, não há como desconsiderar a enorme diferença de valores (em
boa parte pela isenção tributária para o carro mexicano), que torna a relação
custo-benefício do Ford excelente, e a dos demais, bem modesta. Ainda que
recheado de equipamentos e com uma suspensão incomparável, o C5 permanece caro
demais diante do concorrente. Por sua vez, o Accord confirma o hábito da Honda
em salgar o preço enquanto oferece conteúdo dos mais modestos da categoria. Do
ponto de vista do retorno pelo dinheiro gasto, não fica nenhuma dúvida: Fusion.
Continua |