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O Stilo é maior em todas as medidas e nitidamente mais alto; com formas angulosas, consegue um aspecto robusto, mas a traseira não agrada a todos

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Já são oito anos no Brasil sem alterações de desenho, que virão em breve, mas o perfil mais baixo e as formas arredondadas do Golf ainda têm apreciadores

Concepção e estilo

O Stilo é bem mais recente, tanto no Brasil quanto em termos mundiais. Seu lançamento europeu, em substituição ao Brava, deu-se em março de 2001; um ano e meio depois estava no mercado nacional. Há pouco foi revelado seu sucessor, o Bravo. O Golf de quarta geração (a primeira surgiu em 1974; leia história) surgiu em setembro de 1997 e levou apenas um ano para sair da fábrica de São José dos Pinhais, PR. Uma agilidade que pertence ao passado da VW, pois a quinta geração foi lançada na Europa em 2003 e não tem previsão de ser produzida aqui. Em seu lugar haverá em 2007 uma reestilização com base no modelo atual.

Embora o peso da idade se faça sentir, o estilo do Golf ainda agrada e tem adeptos. Seu perfil mais baixo dá um ar mais esportivo que o do Stilo, que é um tanto alto (oito centímetros a mais). O VW recorre a formas mais arredondadas, ante as angulosas do Fiat, cuja linha de cintura bem definida é um meio de transmitir solidez.

O Stilo é maior também nas demais dimensões: 10 cm em comprimento, 3 cm em largura, 8,5 cm em entreeixos. Seu coeficiente aerodinâmico (Cx) é próximo ao do Golf (0,315 ante 0,31), mas a maior área frontal (estimados 7% a mais) prejudica o valor final, que é o que importa.

Conforto e conveniência

O interior do Golf impressiona bem, com painel e portas bem desenhados e materiais plásticos de boa qualidade, bastante superiores aos do Stilo em aspecto. Ambos têm revestimento em couro opcional, com o que transmitem certo requinte. O Flash traz detalhes que simulam aço escovado, a nosso ver de muito bom gosto e que fogem da mesmice do cinza-claro.

O Fiat avaliado chegava a ter ajuste elétrico dos bancos dianteiros, que inclui a altura de ambos e três posições de memória no do motorista. À parte essa conveniência, o motorista senta-se bem, mas ainda briga um pouco com o encosto que não acompanha a regulagem de altura do assento. Convencional nos ajustes, o VW oferece regulagem de altura ao motorista e, como o oponente, volante de três raios ajustável em altura e profundidade. Os dois têm um bom apoio para o pé esquerdo — típico de carros alemães, o que um deles não é.

O painel do Stilo vem com computador de bordo (com duas medições de consumo e velocidade médios) e instrumentos com fundo prata eletroluminescente, que escurece à noite. A iluminação em laranja oferece então boa visualização, o que não acontece com as luzes azuis e vermelhas do Golf, de baixo contraste com o fundo escuro. Os dois estão bem-servidos de controle elétrico dos vidros, pois há função um-toque com sensor antiesmagamento (só nos dianteiros, no Golf) e temporizador. O Fiat permite abrir e fechar os vidros e o teto solar pelo controle remoto, mais conveniente que o comando similar do VW, ativado pela fechadura da porta.

O teto do Stilo é algo especial, com suas cinco lâminas de vidro que cobrem ampla área e podem parar em diferentes pontos. Pena que, para armazenar seu forro (também de controle elétrico) na parte traseira, o teto tenha ficado baixo a ponto de prejudicar bastante a acomodação de quem viaja atrás. No Golf, com seu teto de dimensões normais, o forro sobe antes desse ponto e não há prejuízo ao espaço. Ambos oferecem rádio/toca-CDs que lê MP3, mas o do Fiat tem maior tamanho, posição bem mais elevada e de fácil leitura e comandos mais amplos e fáceis de usar. Traz ainda a opção de uma caixa dutada com subwoofer na lateral esquerda do compartimento de bagagem, que reforça os graves e o deixa bem superior nesse aspecto. Continua

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