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Civic |
Golf |
| Estilo |
4 |
3 |
| Acabamento |
5 |
5 |
| Posição de dirigir |
4 |
4 |
| Instrumentos |
3 |
4 |
| Itens de conveniência |
4 |
5 |
| Espaço interno |
4 |
3 |
| Porta-malas |
3 |
3 |
| Motor |
5 |
5 |
| Desempenho |
5 |
5 |
| Consumo |
4 |
3 |
| Câmbio |
4 |
4 |
| Freios |
5 |
5 |
| Suspensão |
3 |
4 |
| Estabilidade |
5 |
4 |
| Segurança passiva |
3 |
5 |
| Custo-benefício |
3 |
3 |
| Média |
4,00 |
4,06 |
| Posição |
2º. |
1º. |
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Custo-benefício
O preço único do Si é 8,7% mais
alto que o da configuração básica do GTI, mas este deve receber as rodas
opcionais de 17 pol para se equivaler ao oponente neste aspecto. Pode-se ainda
acrescentar revestimento em couro e teto solar ao Golf, além das pinturas
especiais, sem afastá-lo da faixa do Civic (torna-se apenas 2% mais caro que
este). Só mesmo com o câmbio automático Tiptronic, de cinco marchas, é que seu
preço dispara e chega a R$ 113,5 mil na opção completa.
Portanto, na configuração avaliada o GTI é plenamente competitivo ao Si. Como as
notas ao lado mostram, o Civic é superior em estilo, espaço interno, consumo e
estabilidade, mas perde para o Golf em instrumentos, itens de conveniência,
suspensão e segurança passiva. A média de notas chega a quase um empate, com o
VW pouco à frente.
É muito importante, porém, considerar a diferença
de perfil — que talvez seja o oposto do que se esperaria antes de conhecer os carros. A Honda fez de um sedã um verdadeiro esportivo, com
suspensão firme, interior ousado e um delicioso motor que pede para ser levado a
8.000 rpm, nem que seja para exibir o som que ele produz a essa rotação. E a Volkswagen, considerada a criadora dos hatches
"quentes", seguiu uma
linha mais tradicional, com rodar confortável, motor silencioso e interior que
transmite mais luxo que esportividade.
Por essa seria difícil esperar.
Continua |