Best Cars Web Site
Comparativo Completo
Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Civic: ousadia no painel em dois níveis, ótima leitura dos instrumentos em vermelho e branco, conta-giros graduado até 9.000 rpm e porta-malas para 340 litros

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Golf: novos instrumentos em branco com problema de iluminação, volante com base achatada, computador de bordo e espaço de bagagem pouco menor, 330 litros

Os instrumentos do Golf agora vêm com fundo claro, do tipo que escurece sob baixa luz ambiente, e são iluminados em branco em vez do antigo azul com vermelho. O aspecto agrada, mas há um problema: os mostradores do computador de bordo e do hodômetro, também brancos, incomodam à noite. E, se o motorista reduz sua intensidade, compromete a leitura do ar-condicionado e do rádio, que parecem ter sido esquecidos com sua luz azul. Além disso, o velocímetro graduado até 260 km/h pode surpreender ao passar de 100, pois a escala dos traços muda de 5 para 10 km/h.

Nada disso acontece no Si, que ganhou instrumentos e comandos em vermelho e branco (azul e branco nos demais Civics) e mantém a perfeita leitura do velocímetro digital sob qualquer condição. Mas não traz computador de bordo, que no GTI deveria indicar também autonomia restante. Se o Honda perdeu o mostrador de consumo médio do EXS, recebeu uma charmosa (e útil) luz vermelha de aviso para troca de marcha em uso vigoroso, que se acende a 7.400 rpm e pisca a partir de 8.000 rpm.

O Golf traz opção de teto solar com comando elétrico, falta imperdoável no Civic. Este responde com o rádio/toca-CDs que, além da boa qualidade de áudio e de tocar MP3 como o do rival, armazena seis discos no próprio aparelho. O GTI volta a se destacar pelo controle elétrico dos vidros: estende a função um-toque ao do passageiro da frente e inclui abertura e fechamento comandados pela fechadura da porta do motorista (seria melhor pelo controle remoto). O teto solar também fecha dessa forma, mas não abre.

Os dois carros vêm com controle automático de temperatura do ar-condicionado (com comandos baixos demais no GTI), alarme com proteção por ultra-som, controlador de velocidade, pára-sóis com espelhos iluminados, pára-brisa com faixa degradê, indicador de temperatura externa, aviso genérico para porta mal fechada e comando interno do bocal de abastecimento (e do porta-malas no Civic, sendo o do Golf aberto na própria maçaneta).

O VW acrescenta sensor auxiliar de estacionamento traseiro, porta-óculos no teto, dois porta-copos escamoteáveis no painel, retrovisor interno fotocrômico, aquecimento nos bancos dianteiros, capô com lingüeta para a trava de segurança e mola a gás para se manter aberto, luzes de cortesia nas portas dianteiras, porta-luvas com fechadura e ajuste do intervalo do limpador de pára-brisa. O que ele não tem, mas o Honda sim, são o destravamento da porta do motorista em separado das demais, o apoio de braço central traseiro com porta-copos (o apoio dianteiro equipa os dois modelos) e os comandos no volante para áudio e controlador de velocidade.

O formato das carrocerias antecipa o que se terá em acomodação dos passageiros. Com teto mais alongado, o Golf oferece maior altura útil no banco traseiro, mas perde por boa margem em largura interna e espaço para as pernas de quem viaja atrás, onde o entreeixos 18 cm mais longo do Civic é decisivo. O encosto deste, porém, incomoda mais o ocupante central.

Para surpresa geral, o formato de sedã do Si pouco ajuda na capacidade de bagagem: 340 litros, apenas 10 a mais que no GTI, que tem a vantagem do amplo acesso pela quinta porta. O banco traseiro é bipartido 60/40 nos dois carros, mas só a Honda usa um estepe idêntico aos demais (tanto pneu quanto roda de alumínio), o que permite seguir viagem normalmente e até usá-los como reposição. No Golf, a roda sobressalente é de aço e há uma curiosidade: o pneu em medida 205/55-16 tem código de velocidade V, superior ao H dos outros, que são 225/45-17. Continua

Avaliações - Página principal - Escreva-nos

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade