Best Cars Web Site
Comparativo Completo
Clique para ampliar a imagem

Vectra: desenho atual, sem excessos, agrada à maioria

Clique para ampliar a imagem

C5: ousadia na frente e na traseira disfarça bem a idade

Clique para ampliar a imagem

Fusion: original de frente e com o maior porte no grupo

Clique para ampliar a imagem

Civic: desenho quase futurista tem aprovação de muitos

Clique para ampliar a imagem

Jetta: linhas tradicionais, traseira algo desproporcional

Concepção e estilo

O Vectra brasileiro de terceira geração foi lançado aqui em 2005 e, como se sabe, nada tem em comum com o modelo alemão de mesmo nome: é semelhante ao atual Astra europeu, nome que ele recebe ao ser vendido em alguns países daquele continente. O C5, mais antigo modelo do grupo, apareceu lá em 2000 e aqui um ano depois, tendo sido reestilizado em 2004.

Os outros três, lançados no Brasil no ano passado, estão em sintonia com o Primeiro Mundo. O Fusion surgiu nos Estados Unidos em 2005, sendo um modelo restrito às Américas (até mesmo seu nome é usado em um carro bem diferente da Ford européia). No mesmo ano eram mostrados no exterior a nona geração do Civic e a quinta do Jetta, a versão de três volumes do Golf que afinal volta a usar o mesmo nome nos principais mercados — já foi Vento e Bora na Europa, mas sempre Jetta para os americanos.

Há duas correntes de estilo no quinteto. A mais conservadora abrange Vectra e Jetta, com desenhos atuais, mas sem inovações, feitos para não chocar e com isso agradar a mais pessoas. Os três outros são decisivamente ousados, em especial o C5 (que parece ter muito menos que seis anos) e o Civic. No Fusion a ousadia limita-se à frente e à traseira, combinadas a uma seção central tradicional. Pela reação das pessoas que os viram, os melhores resultados são os da GM, Honda e Ford. O Citroën divide opiniões, com críticas sobretudo à traseira muito curta. O VW é mais sóbrio do que poderia e tem um porta-malas muito longo para seu pequeno entreeixos, como se fosse uma variação improvisada sobre o Golf, o que não é o caso.

O Fusion é claramente o maior do grupo. Em comprimento é seguido por C5, Vectra, Jetta e Civic; e em largura, por Jetta (que surpreende, pois deriva de um hatch médio), C5, Civic e Vectra (efeito do uso da plataforma do Astra). Mas o C5 é o mais alto (vindo na seqüência Jetta, Vectra, Civic e Fusion) e tem a maior distância entre eixos (depois Fusion, Vectra, Civic e, 12 cm atrás deste último, Jetta). O melhor coeficiente aerodinâmico (Cx) declarado é do Honda e do Citroën, 0,29, ante 0,30 do Chevrolet, 0,31 do VW e 0,328 do Ford. Se considerada a área frontal, a ordem do melhor ao pior passa a ser Civic, Vectra, C5, Jetta e Fusion.

Conforto e conveniência

A ousadia de C5 e Fusion acaba quando se abre a porta: o interior é tradicional, com formas até um pouco antiquadas no caso do Ford. O único arrojado nesse aspecto é o Civic, com o painel em dois níveis (conta-giros atrás do volante, demais instrumentos acima dele, perto do pára-brisa) e o visual futurista do volante ao freio de estacionamento. Jetta e Vectra também são conservadores por dentro.

O Citroën era o único do grupo com revestimento dos bancos em tecido (couro é opcional, assim como no VW), o que não o desabona: é aveludado e dos mais agradáveis. Plásticos de bom aspecto são usados em quatro deles: a exceção é o Chevrolet, com materiais rígidos e rebarbas inaceitáveis na categoria. Continua

Avaliações - Página principal - Escreva-nos

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade