Best Cars Web Site
Comparativo Completo
Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Focus: o desenho de forte personalidade parece ser mais novo do que é, mas já pede uma reestilização

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Golf: mudanças exclusivas do brasileiro agradaram à maioria pela frente, mas dividiram opiniões na traseira

Concepção e estilo

Como se sabe, Golf é um nome de longa tradição na Volkswagen: surgiu na Europa em 1974 (leia história), dando continuidade à revolução técnica na marca (iniciada um ano antes com o Passat) que trocou o motor traseiro arrefecido a ar pelo dianteiro refrigerado a água. Novas gerações vieram em 1982, 1991, 1997 e 2003, mas a última não chegou — nem tem data para chegar — ao Brasil. Em seu lugar tivemos uma reestilização parcial sobre a quarta geração, produzida aqui desde 1999 (a anterior era trazida da Alemanha e do México).

O Focus, por outro lado, começou sua história mundial em 1998 como sucessor do longevo Escort, este sim feito em quatro gerações desde 1968. Dois anos depois começava a vir da Argentina para o Brasil; desde então teve apenas retoques de estilo em 2003. A segunda geração apareceu na Europa em 2004, mas a expectativa é de que também não apareça por aqui.

A frente e a traseira agora adotadas no Golf nacional, sem similar no exterior, ajudam a renovar um desenho bem conhecido e a ampliar seu "ar de família" com outros modelos da marca, aqui e lá fora. Se ficaram bem, é outra questão: notamos certa rejeição, em especial à traseira, onde as lanternas (uma clara cópia da versão européia) são muito grandes e têm formato que parece deixar o carro "triste". O Focus nunca fez unanimidade com sua traseira original, "lisa" e com lanternas ao lado do vidro, mas tem o mérito de parecer bem mais recente do que na verdade é.

A VW informa melhor coeficiente aerodinâmico (Cx) que a Ford — 0,31 ante 0,32 —, mas a área frontal é pouco menor no modelo da segunda, o que compensa a diferença e os deixa em equilíbrio.

Conforto e conveniência

O Golf Sportline vem de série com revestimento dos bancos em couro em dois tons, bege e cinza, de aspecto interessante e que transmite requinte. É grande a diferença para o Focus, que — dentro do lamentável processo de simplificação adotado anos atrás pela Ford — usa um tecido escuro e de aparência algo pobre para a categoria. Onde a VW fica devendo é no desenho interno: as linhas retas e sem inspiração parecem antiquadas, em desacordo com a proposta de modernização da parte externa. Nesse ponto, mesmo sem mudanças no desenho original de 2000, o Focus é contemporâneo e mais elaborado.

Bancos à parte, os dois modelos estão acima da média da classe em materiais de acabamento, como os plásticos macios dos puxadores de porta — que diferença para os de Astra e Stilo! Ambos vêm com amplas regulagens de banco e volante, mas a posição de dirigir poderia ser melhor. No Golf estranham-se a posição e o longo curso dos pedais, sobretudo a embreagem. No Focus o banco tem ajuste de altura precário, em que o assento não é acompanhado pelo encosto, e falta apoio lombar. Seu volante de quatro raios é perfeito em desenho e tamanho, mas perdeu o toque macio de anos anteriores. O de três raios do concorrente vem revestido em couro nesta versão. Continua

Avaliações - Página principal - Escreva-nos

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade