Best Cars Web Site
Comparativo Completo
Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

O painel da Idea lembra o do Palio e tem mostradores bem legíveis com fundo eletroluminescente; o espaço para bagagem, 380 litros, é modesto para a categoria

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Na SpaceFox incomodam os instrumentos diminutos, em especial o conta-giros; seu compartimento de carga leva 430 litros, que chegam a 527 com banco avançado

A Idea brasileira ganhou um painel semelhante ao da linha Palio (na italiana é digital e montado no centro, ao estilo da Citroën Picasso), com instrumentos bem legíveis, fundo eletroluminescente nos principais, computador de bordo e configuração de funções. Muito superior ao modesto conjunto da SpaceFox, cujo minúsculo conta-giros parece um mostrador de temperatura — que ela, aliás, não tem. Até na iluminação a Fiat agrada mais, com um tom laranja em vez do branco da VW.

Se as duas podem ter rádio/toca-CDs com função MP3, a Idea oferece qualidade de áudio bem superior (até com amplificador no compartimento de bagagem) e um aparelho grande e bem visível no alto do painel, ante o pequeno e baixo da Space. Para compensar, esta pode trazer comandos no volante. O controle elétrico dos vidros é correto em ambas: botões nas quatro portas com função um-toque (apenas nos dianteiros na VW), sensor antiesmagamento, temporizador e fechamento automático pelo controle remoto. As duas têm faixa degradê no pára-brisa, luzes de leitura dianteiras e traseiras e alarme com proteção por ultra-som (opcional na Fiat).

Detalhes que favorecem a Idea: console de teto com porta-objetos, espelho convexo acima do retrovisor interno (ideal para monitorar as crianças no banco traseiro), comando interno da tampa do tanque (há também o da quinta porta, que a Space dispensa por ter o botão externo), alerta programável para excesso de velocidade, mesinha atrás do encosto dianteiro direito, aviso individual para portas mal fechadas, mostrador da temperatura externa, sistema viva-voz para celular com tecnologia Bluetooth e sensor auxiliar de estacionamento, além de três opcionais de luxo: faróis e limpador de pára-brisa automáticos e retrovisor interno fotocrômico. Também está disponível um teto envidraçado de grandes dimensões, com uma área móvel à frente e outra fixa atrás. Nesse caso, porém, perde-se o espelho convexo.

A favor da SpaceFox, além do que foi comentado, há apenas a abertura dos vidros por fora pela fechadura do motorista, conveniente ao chegar ao carro exposto ao sol por horas. Nota-se nela um problema de ergonomia incomum, mas conhecido do hatch e fácil de corrigir pelo fabricante: a posição do cilindro onde se insere a chave para partida exige torcer a mão.

A maior altura da Idea traz espaço de sobra para a cabeça, superior ao da SpaceFox por certa margem (embora a marca destaque esse atributo na linha Fox, na prática os assentos altos os deixam pouco mais amplos nesse aspecto que a maioria dos carros de teto "normal"). As duas acomodam bem as pernas no banco traseiro, que na VW pode ter ajuste longitudinal, mas não são muito largas, trazendo desconforto a três passageiros que não sejam magros. O quinto ocupante tem relativo conforto em ambas.

A Space é bem superior em capacidade de bagagem: 430 litros com o banco traseiro em posição normal, podendo chegar a 527 l com ele no estágio mais avançado (nessa condição, porém, não sobra espaço para as pernas dos passageiros). A Idea fica com volume de 380 litros, modesto para um carro familiar. Onde nenhuma é adequada, mas a VW se sai ainda pior, é na base de acesso bem mais alta que o assoalho, o que exige se erguer a bagagem para colocação e retirada. A veterana Palio Weekend continua imbatível nesse aspecto. Nas duas o estepe tem roda de aço, com pneu igual aos demais, e fica por dentro sob o assoalho; o banco traseiro é rebatível e bipartido. Continua

Avaliações - Página principal - Escreva-nos

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade