Custo-benefício
Já considerado o pacote de
opcionais Energy (na verdade sua versão superior de acabamento,
identificada até por logotipo nas laterais), o Celta 1,4 começa em R$ 20
mil e vai a R$ 24 mil com a adição de ar-condicionado. O Fiesta 1,0
parte de R$ 20,5 mil, passa por R$ 25 mil com ar e outros itens de
conforto e chega a R$ 27 mil se equipado como o avaliamos, com itens que
no Celta só podem ser instalados em concessionária — controle elétrico
dos vidros e travas e direção assistida.
Com preços próximos, o que se pode concluir da comparação? O Celta é a
opção certa entre eles para quem procura agilidade, já que tem desempenho muito
superior, chegando a se equivaler ao Fiesta Supercharger (que custa bem mais) em
aceleração. Em todo o restante, porém, o modelo da Ford saiu-se melhor ou em
empate, sendo consumo, espaço, posição de dirigir e comportamento
dinâmico as maiores vantagens.
Para os fabricantes, duas lições. A Ford precisa se mexer em termos de
desempenho, otimizando o motor desta versão ou mesmo barateando o
Supercharger, para que ele enfrente a nova safra de modelos acessíveis e
ágeis (há também o Palio Flex 1,25).
E a GM precisa ir com menos sede ao pote, reduzindo o preço do Celta,
para que mesmo nesta versão mais potente ele permaneça disputando o segmento ao qual foi idealizado — a base do
mercado — e não a categoria do novo Fiesta, repleta de modelos mais
modernos e bem-equipados. Continua |
|
Celta |
Fiesta |
Estilo |
4 |
4 |
Acabamento |
2 |
2 |
Posição
de dirigir |
3 |
4 |
Instrumentos |
3 |
3 |
Itens de
conveniência |
2 |
3 |
Espaço
interno |
3 |
4 |
Porta-malas |
3 |
4 |
Motor |
3 |
3 |
Desempenho |
4 |
3 |
Consumo |
3 |
4 |
Câmbio |
3 |
4 |
Freios |
3 |
3 |
Suspensão |
3 |
4 |
Estabilidade |
3 |
4 |
Segurança
passiva |
3 |
3 |
Custo-benefício |
3 |
4 |
Média |
3 |
3,5 |
Posição |
2°. |
1°. |
As
notas vão de 1 a 5, sendo 5 a melhor;
conheça nossa metodologia |
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