|
Stilo |
Golf |
Estilo |
4 |
4 |
Acabamento |
4 |
5 |
Posição de dirigir |
3 |
5 |
Instrumentos |
4 |
4 |
Itens de conveniência |
5 |
4 |
Espaço interno |
5 |
4 |
Porta-malas |
4 |
3 |
Motor |
5 |
5 |
Desempenho |
5 |
5 |
Consumo |
3 |
3 |
Câmbio |
4 |
4 |
Freios |
5 |
5 |
Suspensão |
5 |
4 |
Estabilidade |
4 |
5 |
Segurança passiva |
5 |
4 |
Custo-benefício |
3 |
3 |
Média |
4,2 |
4,1 |
Posição |
1°. |
2°. |
As notas vão de 1 a 5, sendo 5
a melhor; conheça nossa metodologia |
|
Custo-benefício
Equipados como as unidades avaliadas, o Golf custa cerca de R$ 4,5 mil a mais
que o Stilo, mas inclui câmbio automático (indisponível no oponente),
revestimento dos bancos em couro e teto solar. Se o GTI vier com caixa manual e
o Abarth ganhar couro e teto, mas perder alguns itens que lhe são exclusivos
(como sistema de áudio especial, ar-condicionado Dual Temp e bolsas infláveis
traseiras), a situação se inverte e o Fiat passa a ser R$ 5,5 mil mais caro.
Portanto, não é pelo preço que se vai definir a opção -- nem o seria pela ínfima
diferença de 0,1 ponto na média de notas, ao lado.
Mais importante é atentar à diferença de perfil: enquanto o Stilo apresenta
numerosas evoluções em conforto e conveniência (do maior espaço ao banco
traseiro ajustável, do sensor de estacionamento ao ar-condicionado de dupla
seleção), o Golf permanece superior nos aspectos fundamentais de um esportivo,
como desempenho e estabilidade, além de ter estilo mais
adequado a essa proposta, por fora e por
dentro.
Naturalmente, nada disso decidirá a compra antes de se considerar o aspecto
pessoal, a preferência por uma ou outra marca. Dois dos maiores fabricantes da
Europa brigam, aqui como lá, com produtos semelhantes em vários quesitos, mas
não no emblema que ostentam na grade -- o que para muitos vale mais que qualquer
das inúmeras diferenças observadas neste confronto.
Fichas técnicas |