Custo-benefício
Como não foi possível obter o
Clio na versão ideal (a de topo, Privilège), ele ficou prejudicado na comparação
de equipamentos de série e opcionais, mas em vantagem quando se fala em preços.
É o mais barato tanto na configuração básica quanto na completa, já que deixa de
fora itens (como freios antitravamento ABS) que os demais oferecem.
Entre os outros quatro, o Corsa começa no maior valor, mas é o único com
ar-condicionado de série. O Fox e o Fiesta são mais despojados na
configuração básica (salvo pelas rodas de alumínio do VW e o ar-condicionado do
Ford), sem compensação no preço em relação ao Palio. |
No caso do Fox, chama a atenção
a ausência de bolsas infláveis — que o Clio, ironicamente, traz de série — na
versão completa, que mesmo assim tem preço comparável ao de Fiesta, Corsa e
Palio na condição em que foram avaliados. O Fiat é o que sai mais caro com todos
os opcionais, mas neste caso traz diversos itens exclusivos.
E o que cada um oferece em atributos diante do preço cobrado? Os melhores
conjuntos são os do Palio e do Corsa, seguidos por Fiesta, Fox (que precisam
melhorar em acabamento) e Clio — em desvantagem, em que pese seu menor preço. Na
média de notas, o carro da Fiat ficou à frente, por margem mínima
(correspondente a um ponto apenas), dos modelos da GM e da Ford, deixando VW e
Renault para trás.
Continua |