Provavelmente os dois melhores motores da categoria, o MWM Sprint do S10 e o Detroit Diesel do Dakota utilizam turbocompressor, intercooler e tecnologia bastante atual, o que resulta em bom desempenho e baixas emissões. O GM adota três válvulas por cilindro, e o Dodge, acelerador eletrônico. Mas o S10 é bem superior em potência e torque, inclusive em regimes bem baixos, chegando a lembrar o V6 de 180 cv em parte das situações. Também consome menos em cidade e estrada (confira os índices). |
Silêncio e maciez são destaques do motor do Dakota, mas seu desempenho fica bem atrás; interior da versão Sport é bem-acabado e traz até computador de bordo, cabendo correção ao assento baixo e sem ajuste de altura |
![]() |
| A vantagem do Dakota é o baixo nível de ruídos e vibrações de funcionamento, ponto ainda desfavorável no concorrente. A diferença é nítida no uso urbano e em velocidades de viagem -- o picape da Dodge só incomoda bem acima dos limites legais, quando o da GM "limpa" e se mostra mais agradável.
O Dakota também é melhor em tração em terrenos difíceis, por
possuir diferencial autobloqueante, que
o S10 só teve até 1996. Os dois picapes deixam a desejar em conforto, por força da capacidade de carga de 1.000 kg, obrigatória por lei para usar diesel. A suspensão traseira é dura e provoca solavancos em piso irregular, mesmo que a dianteira seja macia. O Dakota é mais estável em curvas e freia melhor, embora falte em ambos a opção de freios antitravamento (ABS) nas rodas dianteiras -- há apenas nas traseiras, de série. Para o transporte de carga, o Dodge tem caçamba mais longa e espaçosa. |
|
![]() |
O eficiente motor MWM, mais potente e econômico, é o grande destaque do S10 no segmento: desempenho proporcionado pelos 132 cv fica próximo do V6 a gasolina |
| O motor mais potente dos picapes diesel é mesmo um trunfo do S10, tornando agradável conduzir esses veículos, um dia extremamente fracos. A reforma interna foi positiva e a oferta de versão básica com esse motor o torna mais acessível, enquanto o Dakota começa em faixa de preço superior. Outra vantagem é a vasta rede de concessionárias GM. Para quem preferir suavidade a desempenho, os 115 cv do Dodge dão conta do recado e seu motor é mais silencioso. Há equipamentos que o S10 só oferece na versão DeLuxe de cabine dupla e o desenho, por mais que se queira reservar ao gosto pessoal de cada um, representa vantagem indiscutível sobre as novas -- e polêmicas -- linhas do S10. |
|
|
| Dados fornecidos pelos fabricantes. Preços vigentes em 12/1/01. |
|
© Copyright 2001 - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |
| O Best Cars Web Site estabeleceu comparativos compactos de forma a atender com maior agilidade o leitor, diante da disponibilidade limitada de alguns modelos para avaliação completa. Eles se baseiam em contatos rápidos com os veículos e por isso oferecem menor volume e profundidade de informações. |