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Mecânica, comportamento e segurança

Provavelmente os dois melhores motores da categoria, o MWM Sprint do S10 e o Detroit Diesel do Dakota utilizam turbocompressor, intercooler e tecnologia bastante atual, o que resulta em bom desempenho e baixas emissões. O GM adota três válvulas por cilindro, e o Dodge, acelerador eletrônico. Mas o S10 é bem superior em potência e torque, inclusive em regimes bem baixos, chegando a lembrar o V6 de 180 cv em parte das situações. Também consome menos em cidade e estrada (confira os índices).

Silêncio e maciez são destaques do motor do Dakota, mas seu desempenho fica bem atrás; interior da versão Sport é bem-acabado e traz até computador de bordo, cabendo correção ao assento baixo e sem ajuste de altura

A vantagem do Dakota é o baixo nível de ruídos e vibrações de funcionamento, ponto ainda desfavorável no concorrente. A diferença é nítida no uso urbano e em velocidades de viagem -- o picape da Dodge só incomoda bem acima dos limites legais, quando o da GM "limpa" e se mostra mais agradável. O Dakota também é melhor em tração em terrenos difíceis, por possuir diferencial autobloqueante, que o S10 só teve até 1996.

Os dois picapes deixam a desejar em conforto, por força da capacidade de carga de 1.000 kg, obrigatória por lei para usar diesel. A suspensão traseira é dura e provoca solavancos em piso irregular, mesmo que a dianteira seja macia. O Dakota é mais estável em curvas e freia melhor, embora falte em ambos a opção de freios antitravamento (ABS) nas rodas dianteiras -- há apenas nas traseiras, de série. Para o transporte de carga, o Dodge tem caçamba mais longa e espaçosa.
Custo-benefício
O eficiente motor MWM, mais potente e econômico, é o grande destaque do S10 no segmento: desempenho proporcionado pelos 132 cv fica próximo do V6 a gasolina
O motor mais potente dos picapes diesel é mesmo um trunfo do S10, tornando agradável conduzir esses veículos, um dia extremamente fracos. A reforma interna foi positiva e a oferta de versão básica com esse motor o torna mais acessível, enquanto o Dakota começa em faixa de preço superior. Outra vantagem é a vasta rede de concessionárias GM.

Para quem preferir suavidade a desempenho, os 115 cv do Dodge dão conta do recado e seu motor é mais silencioso. Há equipamentos que o S10 só oferece na versão DeLuxe de cabine dupla e o desenho, por mais que se queira reservar ao gosto pessoal de cada um, representa vantagem indiscutível sobre as novas -- e polêmicas -- linhas do S10.
Ficha técnica básica
_ S10 Dakota
MOTOR
Posição e cilindros longitudinal, 4 em linha longitudinal, 4 em linha
Comando e válvulas por cilindro no cabeçote, 3 no bloco, 2
Cilindrada 2.798 cm3 2.499 cm3
Potência máxima 132 cv a 3.600 rpm 115 cv a 3.900 rpm
Torque máximo 34 m.kgf a 1.800 rpm 30,6 m.kgf a 2.000 rpm
CÂMBIO
Marchas e tração 5, traseira
FREIOS
Dianteiros e traseiros a disco ventilado / a tambor
Antitravamento sim (apenas nas rodas traseiras)
DIREÇÃO
Assistência hidráulica
RODAS
Pneus 235/75 R 15
DIMENSÕES
Comprimento 4,793 m 4,98 m
Entreeixos 2,75 m 2,84 m
Caçamba 1.140 l 1.327 l
Peso 1.615 kg 1.785 kg
Desempenho e consumo
_ S10 Dakota
Velocidade máxima 171 km/h 150 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 11,5 s 15,9 s
Consumo em cidade 11,4 km/l 8,3 km/l
Consumo em estrada 14,8 km/l 12,5 km/l
Preços
_ S10 Dakota
Preço básico R$ 38.690 R$ 46.900
Preço máximo R$ 47.034 R$ 46.900
Dados fornecidos pelos fabricantes. Preços vigentes em 12/1/01.

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