Best Cars Web Site
Comparativo
Mecânica, comportamento e segurança

À parte a menor cilindrada do GM, 2,2 contra 2,5 litros dos outros, e o comando de válvulas no bloco do Dakota (os demais o trazem no cabeçote), os motores têm projeto e comportamento similar. São robustos, silenciosos e trazem desempenho razoável para um dirigir comportado, com a vantagem sobre os V6 do menor consumo. Ranger e Dakota têm 121 cv, 8 cv a mais que o S10, de torque também inferior -- o maior é do Ford.

Consumo não decide a escolha, pois todos têm marcas próximas. O mesmo para desempenho, embora não divulgado pela Dodge. No Dakota nota-se o câmbio de relações longas, para menor ruído e consumo em estrada.

Ranger (foto) e Dakota têm motores mais potentes e de maior torque, graças aos 300 cm3 a mais que o S10
Todos com suspensão de eixo rígido na traseira, oferecem estabilidade e conforto razoáveis, não constituindo a maior capacidade de carga do Dakota (1.000 kg ante 750 kg) uma desvantagem. Sua caçamba também é 15 cm mais longa e é o único com diferencial autobloqueante, para melhor tração em terrenos de baixa aderência.

Os freios dos três recebem antitravamento (ABS) apenas na traseira, o que exige cuidado para as rodas dianteiras não travarem. Ainda em segurança, nenhum vem equipado com bolsas infláveis, nem mesmo como opcional.
Custo-benefício

Há diferença importante de preço entre eles (veja tabela comparativa) sem que o equipamento de série varie muito. Fica difícil justificar quase R$ 2.000 a mais pelo Ranger em relação ao Dakota, enquanto a mesma diferença entre este e o S10 (o mais barato) é compreensível. Em resumo: preço por preço, picape por picape, o Dodge é a melhor opção.

Ficha técnica básica
_ Dakota Ranger S10
MOTOR
Posição e cilindros longitudinal, 4 em linha
Comando e válvulas por cilindro no bloco, 2 no cabeçote, 2
Cilindrada 2,464 cm3 2.504 cm3 2.198 cm3
Potência máxima 121 cv a
5.200 rpm
121 cv a
5.000 rpm
113 cv a
4.800 rpm
Torque máximo 20,1 m.kgf a 3.250 rpm 20,2 m.kgf a 3.000 rpm 19,2 m.kgf a 2.600 rpm
CÂMBIO
Marchas e tração 5, traseira
FREIOS
Dianteiros e traseiros a disco ventilado / a tambor / antitravamento na traseira
DIREÇÃO
Assistência hidráulica
RODAS
Pneus 235/75 R 15 225/75 R 15
DIMENSÕES
Comprimento 4,98 m 4,763 m 4,779 m
Entre-eixos 2,844 m 2,831 2,75 m
Capacidade de carga 1.000 kg 750 kg 750 kg
Peso 1.675 kg 1.450 kg 1.535 kg
Desempenho e consumo
_ Dakota Ranger S10
Velocidade máxima ND 154 km/h 150 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h ND 14,5 s 14,7 s
Consumo em cidade 8,6 km/l 8,8 km/l 8,5 km/l
Consumo em estrada 10,6 km/l 10,8 km/l 10,4 km/l
Preços
_ Dakota Ranger S10
Preço básico R$ 26.490 R$ 28.375 R$ 24.539
Preço máximo R$ 29.600 R$ 30.570 R$ 31.611*
Dados fornecidos pelos fabricantes. Preços vigentes em 7/7/00. ND = não divulgado.
* Inclui rodas de alumínio vendidas como acessórios.

Página principal - e-mail

© Copyright 2000 - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados

O Best Cars Web Site estabeleceu comparativos compactos de forma a atender com maior agilidade o leitor, diante da disponibilidade limitada de alguns modelos para avaliação completa. Eles se baseiam em contatos rápidos com os veículos e por isso oferecem menor volume e profundidade de informações.