Apenas 8 cv separam os motores mais e menos potentes deste comparativo: 138 cv o Vectra, 133 cv o Neon, 130 cv o Mondeo. O primeiro beneficia-se de 200 cm3 a mais para obter ampla vantagem em torque: 20,7 m.kgf, contra 17,9 do Mondeo e 17,7 do Neon. O câmbio automático e as diferenças de peso, porém, mascaram um pouco esse desnível. |
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Maior cilindrada resulta em ganho de torque importante ao Vectra, mas sua potência supera em apenas 8 cv o mais fraco dos três |
O GM é o mais veloz mas,
curiosamente, perde para os dois outros em aceleração
de 0 a 100 km/h, sendo o Mondeo superior neste item.
Ainda pelos dados de fábrica, o GM consome menos em
estrada e o Chrysler, mais leve, em cidade. Os índices
do Ford não são divulgados. Desempenho e consumo do
Neon devem melhorar com uma marcha a mais, pois três são
poucas para a curva de torque do motor 16V. Nota-se
grande diferença de regime de giros nas acelerações e
reduções, o que também prejudica o nível de ruído. Freios são eficientes em todos, com discos nas quatro rodas, mas ainda melhores no Vectra e Neon, que oferecem distribuição eletrônica de pressão entre os eixos (EBD). São também os mais estáveis e aptos ao dirigir esportivo, mas a Chrysler precisa acertar -- e logo -- as cargas de suspensão em se tratando de lombadas, pois as rodas "caem" bruscamente. O Mondeo é equilibrado nesse aspecto, mas a maior inclinação da carroceria em curvas o indica para uma condução mais comportada. |
Câmbio de três marchas dificulta o bom aproveitamento do motor do Neon (foto). Ambos perdem em aceleração para o Mondeo | ![]() |
Só o Ford dispõe de cintos de três pontos e encostos de cabeça para os três passageiros traseiros. O controle de tração do Neon não pode ser levado em conta, pois desnecessário num país sem neve e gelo como o nosso. Já a GM poderia seguir a concorrência e adotar bolsas infláveis de série no Vectra. |
São carros
agradáveis para motorista e passageiros, com porte
adequado ao uso urbano e conforto suficiente para viagens
-- enfim, escolhas coerentes e sensatas. Mas qual a
melhor compra? |
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Inclinação da carroceria do Mondeo em curvas é maior, mas não compromete a estabilidade. E é o mais equipado de série entre os três modelos |
O GM deveria custar menos em vista dos equipamentos de série, mas sai na frente em extensão da rede de concessionárias e, sem dúvida, no valor de revenda, fruto de boas vendas por anos a fio. Seria a opção mais sensata -- se carro fosse investimento... |
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Dados fornecidos pelos fabricantes. ND = não divulgado. Preços e cotação de dólar vigentes em 12/9/00. |
Fotos desta página: Fabrício Samahá © Copyright 2000 - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |
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