Best Cars Web Site
Comparativo
Mecânica, comportamento e segurança

Apenas 8 cv separam os motores mais e menos potentes deste comparativo: 138 cv o Vectra, 133 cv o Neon, 130 cv o Mondeo. O primeiro beneficia-se de 200 cm3 a mais para obter ampla vantagem em torque: 20,7 m.kgf, contra 17,9 do Mondeo e 17,7 do Neon. O câmbio automático e as diferenças de peso, porém, mascaram um pouco esse desnível.

Maior cilindrada resulta em ganho de torque importante ao Vectra, mas sua potência supera em apenas 8 cv o mais fraco dos três
O GM é o mais veloz mas, curiosamente, perde para os dois outros em aceleração de 0 a 100 km/h, sendo o Mondeo superior neste item. Ainda pelos dados de fábrica, o GM consome menos em estrada e o Chrysler, mais leve, em cidade. Os índices do Ford não são divulgados. Desempenho e consumo do Neon devem melhorar com uma marcha a mais, pois três são poucas para a curva de torque do motor 16V. Nota-se grande diferença de regime de giros nas acelerações e reduções, o que também prejudica o nível de ruído.

Freios são eficientes em todos, com discos nas quatro rodas, mas ainda melhores no Vectra e Neon, que oferecem distribuição eletrônica de pressão entre os eixos (EBD). São também os mais estáveis e aptos ao dirigir esportivo, mas a Chrysler precisa acertar -- e logo -- as cargas de suspensão em se tratando de lombadas, pois as rodas "caem" bruscamente. O Mondeo é equilibrado nesse aspecto, mas a maior inclinação da carroceria em curvas o indica para uma condução mais comportada.
Câmbio de três marchas dificulta o bom aproveitamento do motor do Neon (foto). Ambos perdem em aceleração para o Mondeo
Só o Ford dispõe de cintos de três pontos e encostos de cabeça para os três passageiros traseiros. O controle de tração do Neon não pode ser levado em conta, pois desnecessário num país sem neve e gelo como o nosso. Já a GM poderia seguir a concorrência e adotar bolsas infláveis de série no Vectra.
Custo-benefício

São carros agradáveis para motorista e passageiros, com porte adequado ao uso urbano e conforto suficiente para viagens -- enfim, escolhas coerentes e sensatas. Mas qual a melhor compra?

Os mais jovens tendem a preferir o ar esportivo do Neon e os mais velhos sentirão o conforto do Mondeo (o mais barato em relação aos equipamentos de série), ficando um Vectra em plano intermediário. O Chrysler leva desvantagem no acerto da suspensão e na dotação de opcionais, enquanto o Ford está um pouco defasado.

Inclinação da carroceria do Mondeo em curvas é maior, mas não compromete a estabilidade. E é o mais equipado de série entre os três modelos
O GM deveria custar menos em vista dos equipamentos de série, mas sai na frente em extensão da rede de concessionárias e, sem dúvida, no valor de revenda, fruto de boas vendas por anos a fio. Seria a opção mais sensata -- se carro fosse investimento...
Ficha técnica básica
_ Vectra Neon Mondeo
MOTOR
Posição e cilindros transversal, 4 em linha
Comando e válvulas por cilindro duplo no cabeçote, 4 no cabeçote, 4 duplo no cabeçote, 4
Cilindrada 2.198 cm3 1.996 cm3 1.989 cm3
Potência máxima 138 cv a 5.400 rpm 133 cv a 5.850 rpm 130 cv a 6.000 rpm
Torque máximo 20,7 m.kgf a 4.000 rpm 17,7 m.kgf a 4.850 rpm 17,9 m.kgf a 4.000 rpm
CÂMBIO
Tipo, marchas e tração automático, 4, dianteira automático, 3, dianteira automático, 4, dianteira
FREIOS
Dianteiros e traseiros a disco ventilado / a disco / antitravamento
DIREÇÃO
Assistência hidráulica
RODAS
Pneus 195/65 R 15 185/60 R 15 195/60 R 15
DIMENSÕES
Comprimento 4,477 m 4,39 m 4,556 m
Entre-eixos 2,64 m 2,667 m 2,704 m
Porta-malas 500 l 371 l 470 l
Peso 1.375 kg 1.170 kg 1.317 kg
Desempenho e consumo
_ Vectra Neon Mondeo
Velocidade máxima 200 km/h 190 km/h 190 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 12 s 11,8 s 11,1 s
Consumo em cidade 8,6 km/l 10,5 km/l ND
Consumo em estrada 13,7 km/l 13,1 km/l ND
Preços
_ Vectra Neon Mondeo
Preço básico R$ 44.055 R$ 49.900 US$ 25.961
(R$ 47.301)
Preço máximo R$ 52.585 R$ 49.900 US$ 27.597
(R$ 50.281)
Dados fornecidos pelos fabricantes. ND = não divulgado. Preços e cotação de dólar vigentes em 12/9/00.

Página principal - e-mail

Fotos desta página: Fabrício Samahá

© Copyright 2000 - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados

O Best Cars Web Site estabeleceu comparativos compactos de forma a atender com maior agilidade o leitor, diante da disponibilidade limitada de alguns modelos para avaliação completa. Eles se baseiam em contatos rápidos com os veículos e por isso oferecem menor volume e profundidade de informações.