Best Cars Web Site
Comparativo Completo

Vibrações à parte, o Toyota é mais ágil em baixa rotação, graças ao torque 10% superior; também pesa um pouco menos. A Honda não declara seus índices de desempenho, mas estimamos algo como 185 a 190 km/h de velocidade máxima e 12 a 13 s na aceleração de 0 a 100 km/h. A concorrente anuncia apenas a aceleração, em 12,45 s, sendo esperada velocidade final equivalente.

Clique para ampliar a imagem Maior torque em baixa rotação e suspensão bem adaptada a lombadas são pontos positivos ao volante do Corolla. Pena que seu motor 1,8 seja um tanto áspero, bem inferior nesse aspecto ao concorrente

Consumo? Existe apenas o dado -- 18 km/l -- a 80 km/h constantes para o Corolla, situação raríssima no uso prático e que não pode ser comparada ao índice em ciclo rodoviário, informado pela maioria dos fabricantes. O BCWS lamenta que estas marcas, seguindo uma condenável tendência (saiba mais), não tenham se preocupado em fornecer informações tão relevantes a seus consumidores.

As transmissões automáticas são de quatro marchas, operam com suavidade e rapidez e possuem controle eletrônico (novidade no Toyota), cuja vantagem aparece em aclives: a caixa não oscila tanto entre duas marchas conforme a pressão no acelerador. A opção pelos automáticos certamente contribui para menor nível de ruído em estrada, já que o câmbio manual de ambos, bem mais curto, gera rotação algo elevada na última marcha. O Corolla tem uma sineta de alerta do uso da ré, tão desnecessária quanto irritante.

Em comportamento dinâmico, são dois carros familiares de perfil comportado e seguro, mas sem pretensões esportivas. O Corolla tem rodar mais macio e confortável e, contando com batente hidráulico na distensão dos amortecedores dianteiros, pode passar rápido por lombadas sem o elevado ruído que o Civic emite. A Honda bem poderia providenciar esse batente para seu carro nacionalizado há cinco anos.

Nenhum dos fabricantes divulga índices de consumo ou a velocidade máxima, mas o desempenho geral do Civic é semelhante. Sua estabilidade é boa e os freios eficientes, mesmo sem discos na traseira
Clique para ampliar a imagem

De resto, têm eficientes freios (com sistema antitravamento ABS só no Honda e discos na traseira apenas no Toyota), direção leve e segura, retrovisor esquerdo também convexo (embora com efeito lente muito reduzido no Honda) e bons faróis de superfície complexa. O Corolla leva vantagem no duplo refletor dos faróis e nos repetidores de luzes de direção nos pára-lamas, mas faltam a ambos as unidades dianteiras e traseira antineblina.

Quanto à segurança passiva, puxão-de-orelha às duas marcas: não se justifica, nestes dias de consciência quanto à proteção em acidentes, que carros deste padrão venham sem cinto de três pontos e encosto de cabeça para o passageiro central traseiro. Ao menos bolsas infláveis frontais vêm de série, mas as laterais deveriam ser oferecidas como opção. Continua

Avaliações - Página principal - e-mail

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados