Concepção
e estilo O Stilo é um dos carros nacionais de lançamento mais recente em termos mundiais. O sucessor do Brava surgiu no Salão de Genebra em março de 2001, marcando o retorno a um estilo sóbrio, sem a ousadia das lanternas traseiras em três segmentos e da frente afilada de seu antecessor. Colocado à venda seis meses depois, chegou ao Brasil após mais um ano. |
A frente
imponente não combina muito com a traseira no Stilo, mas seu desenho, Seguindo a atual tendência de assemelhar os
hatches a minivans, tem teto elevado, janelas amplas e quase verticais, pára-brisa plano e colunas dianteiras avançadas. A frente é agressiva, com os vincos que deixam a seção central do capô mais baixa que as laterais, e a lateral acompanha com seu vinco bem definido na linha de cintura. O ponto fraco, a nosso ver, é a traseira discreta e sem personalidade, com lanternas bem elaboradas mas que não combinam com o restante. A versão três-portas disponível na Europa é bem mais atraente. |
Frente e
traseira reformuladas garantem ar atual e atraente ao Astra; a grade
com O coeficiente aerodinâmico
(Cx) do Astra é de 0,30 (sem alteração na linha 2003); o do Stilo pouco pior, 0,315. Mas sua área frontal (não informada pelas duas marcas) é certamente maior, pois é mais alto e largo. O novo Fiat,
aliás, não representa evolução neste campo em relação ao Brava, que tem Cx 0,32 e área frontal menor. |
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A traseira
mais inclinada e arrojada do Chevrolet (à esquerda) agrada mais e tem
um aerofólio bem pronunciado, enquanto o do Fiat é muito discreto |
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Conforto
e conveniência Quem espera encontrar dentro deles os elementos dos esportivos do passado, como bancos envolventes Recaro e volante de desenho exclusivo, terá uma decepção. Certamente pela contenção de custos, ambos os fabricantes optaram por utilizar
o máximo de componentes comuns às demais versões, o que inclui bancos, volante e painel, com pequenas alterações.
Continua |
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