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Mecânica, comportamento e segurança

A VW realizou prodígios neste motor turbo, dotado ainda de variador de fase do comando de válvulas, intercooler (conheça seus recursos técnicos) e, como o da Fiat, duplo comando e quatro válvulas por cilindro. Seus índices de potência e torque superam os já ótimos do Palio e, importante, são mantidos em qualquer altitude -- os motores aspirados perdem cerca de 1% a cada 100 metros em relação ao nível do mar.

Motor brilhante: o VW Turbo adota variador de fase do comando de válvulas, turbina de baixa inércia e intercooler, para ótimo torque em baixa rotação
Com o auxílio de relações de marcha bem curtas (até demais, pois o motor gira muito na velocidade máxima -- saiba mais), o Gol consegue grande agilidade em qualquer situação, dispensando o uso do câmbio na maioria das retomadas. Há equilíbrio com o Palio nos valores divulgados de aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade final, mas consome menos em cidade e estrada (veja resultados).

Engates do câmbio e trabalho de suspensão estão bem ajustados nos dois, assim como direção e freios, estes com antitravamento (ABS) opcional. São carros estáveis e que permitem explorar bem os saudáveis motores sem más surpresas. A grande -- e imperdoável hoje -- falha da VW em segurança é não oferecer encostos de cabeça no banco traseiro do Turbo, interpretação discutível do que deve constar de um pacote esportivo de equipamentos.
Custo-benefício
O 16-válvulas da Fiat não perdeu seu encanto: é ágil e vence o VW em aceleração. Mas o Palio paga mais imposto e por isso perde feio em custo-benefício
Quem fizer questão da carroceria mais moderna e de certos equipamentos, sem se importar de pagar um tanto a mais, tem no Palio 16V uma grande opção. É deliciosamente ágil, oferece bom conjunto e interior agradável. Mas é impossível não reconhecer a relação custo-benefício que a VW obteve ao agregar tecnologia de ponta a um motor de apenas 1 litro.

O Gol Turbo surpreende em desempenho, cumpre sua função em mecânica e habitáculo, e só deixa mesmo a desejar em alguns aspectos de fácil correção pela marca. Dinheiro pode não ser tudo, mas pagar bem menos por um carro equivalente é tentador. Pelo menos até que a Fiat apareça com um Palio Fire 1.000 turbo...
Ficha técnica básica
_ Palio Gol
MOTOR
Posição e cilindros transversal, 4 em linha longitudinal, 4 em linha
Comando e válvulas por cilindro duplo no cabeçote, 4 duplo no cabeçote com variador de fase, 4
Cilindrada 1.580 cm3 999 cm3
Potência máxima 106 cv a 5.500 rpm 112 cv a 5.500 rpm
Torque máximo 15,1 m.kgf a 4.500 rpm 15,8 m.kgf a 2.000 rpm
CÂMBIO
Marchas e tração 5, dianteira
FREIOS
Dianteiros e traseiros a disco ventilado / a tambor / antitravamento (opcional)
DIREÇÃO
Assistência hidráulica
RODAS
Pneus 175/65 R 14 185/60 R 14
DIMENSÕES
Comprimento 3,735 m 3,883 m
Entre-eixos 2,36 m 2,468 m
Porta-malas 280 l 285 l
Peso 986 kg 1.016 kg
Desempenho e consumo
_ Palio Gol
Velocidade máxima 188 km/h 192 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 9,5 s 9,6 s
Consumo em cidade 10,9 km/l 11,5 km/l
Consumo em estrada 15 km/l 16,5 km/l
Preços
_ Palio Gol
Preço básico R$ 27.155 R$ 24.209
Preço máximo R$ 33.833 R$ 31.624
Dados fornecidos pelos fabricantes. Preços vigentes em 25/8/00.

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Fotos: Fabrício Samahá (interior e motores) e divulgação (restantes)

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