A VW realizou prodígios neste motor turbo, dotado ainda de variador de fase do comando de válvulas, intercooler (conheça seus recursos técnicos) e, como o da Fiat, duplo comando e quatro válvulas por cilindro. Seus índices de potência e torque superam os já ótimos do Palio e, importante, são mantidos em qualquer altitude -- os motores aspirados perdem cerca de 1% a cada 100 metros em relação ao nível do mar. |
![]() |
Motor brilhante: o VW Turbo adota variador de fase do comando de válvulas, turbina de baixa inércia e intercooler, para ótimo torque em baixa rotação |
Com o auxílio de relações
de marcha bem curtas (até demais, pois o motor gira
muito na velocidade máxima -- saiba
mais), o Gol
consegue grande agilidade em qualquer situação,
dispensando o uso do câmbio na maioria das retomadas. Há
equilíbrio com o Palio nos valores divulgados de aceleração
de 0 a 100 km/h e velocidade final, mas consome menos em
cidade e estrada (veja resultados). Engates do câmbio e trabalho de suspensão estão bem ajustados nos dois, assim como direção e freios, estes com antitravamento (ABS) opcional. São carros estáveis e que permitem explorar bem os saudáveis motores sem más surpresas. A grande -- e imperdoável hoje -- falha da VW em segurança é não oferecer encostos de cabeça no banco traseiro do Turbo, interpretação discutível do que deve constar de um pacote esportivo de equipamentos. |
|
O 16-válvulas da Fiat não perdeu seu encanto: é ágil e vence o VW em aceleração. Mas o Palio paga mais imposto e por isso perde feio em custo-benefício | ![]() |
Quem fizer questão da
carroceria mais moderna e de certos equipamentos, sem se
importar de pagar um tanto a mais, tem no Palio 16V uma
grande opção. É deliciosamente ágil, oferece bom
conjunto e interior agradável. Mas é impossível não
reconhecer a relação custo-benefício que a VW obteve
ao agregar tecnologia de ponta a um motor de apenas 1
litro. O Gol Turbo surpreende em desempenho, cumpre sua função em mecânica e habitáculo, e só deixa mesmo a desejar em alguns aspectos de fácil correção pela marca. Dinheiro pode não ser tudo, mas pagar bem menos por um carro equivalente é tentador. Pelo menos até que a Fiat apareça com um Palio Fire 1.000 turbo... |
|
|
Dados fornecidos pelos fabricantes. Preços vigentes em 25/8/00. |
Fotos: Fabrício Samahá (interior e motores) e divulgação (restantes) © Copyright 2000 - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |
O Best Cars Web Site estabeleceu comparativos compactos de forma a atender com maior agilidade o leitor, diante da disponibilidade limitada de alguns modelos para avaliação completa. Eles se baseiam em contatos rápidos com os veículos e por isso oferecem menor volume e profundidade de informações. |