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Comparativo

Focus tem o melhor conjunto
entre os três-volumes

Vitória do novo Ford é mais apertada quando comparado,
em versão Ghia dois-litros, a Astra, Marea e Mégane

Chevrolet Astra Sedan GLS 16V Fiat Marea ELX 2.4 20V
Ford Focus Ghia 16V Renault Mégane Sedan RXE 2.0
Texto: Fabrício Samahá - Fotos: Fabrício Samahá e divulgação

A Ford realizou algo inédito ao lançar no Brasil, em simultâneo, as versões de dois e três volumes de um carro realmente novo produzido no Mercosul: o Focus. Disso resultou uma dupla resposta ao avanço dos concorrentes no segmento dos médio-pequenos, até então representado pelo defasado Escort.

As linhas ousadas do Focus continuam harmônicas com o acréscimo do volume traseiro. A versão Ghia vem com motor de 130 cv, mais acessórios e um ambiente interno muito agradável

Enquanto o Focus hatchback enfrenta Golf, Brava e a mesma versão do Astra (leia comparativo), entre outros, o três-volumes encara Astra Sedan, Marea, Bora (a partir de dezembro) e Mégane Sedan, além de modelos importados. Destes, só o Bora não pôde ser dirigido pelo Best Cars Web Site em função da peculiar política de imprensa da Volkswagen, que exclui a Internet de seus convidados a eventos de lançamento. Assim, optamos pelos automóveis da General Motors, Fiat e Renault para este primeiro comparativo do Focus Ghia quatro-portas.

Com a adoção de motor 2,45-litros, o Marea sai em grande vantagem de potência sobre os demais, que são dois-litros. Sua versão 1,75-litro sai apenas em acabamento SX e ficaria fora da comparação em preço e equipamentos. Assim, o consumidor vai mesmo encontrar o Marea ELX de 160 cv na mesma faixa de preço do Astra de 136, Focus de 130 (estima-se em torno de R$ 38.000 sem opcionais) e Mégane de 115 cv (
veja preços).

Frisos, soleiras e maçanetas agora na cor da carroceria no Astra GLS, mas -- apesar do estilo robusto e moderno -- nem todos aprovam as largas colunas traseiras. Seu preço básico mais baixo deixa de fora itens muito desejados, como ar-condicionado e toca-CD
São carros bem equipados de série, mas com diferenças importantes. Todos trazem controles elétricos de vidros e travas, rodas de alumínio de 15 pol, imobilizador de ignição e ajuste de altura do banco e do volante (no Focus e Astra, também da profundidade deste). Só o Mégane vem com duas bolsas infláveis, freios antitravamento (ABS) e computador de bordo -- o Marea é o único sem computador opcional, mas traz a bolsa do motorista incluída no preço e bolsas infláveis laterais como opção.

Apenas o Astra cobra à parte pelo ar-condicionado e toca-CD (este com comando junto ao volante no Focus e Mégane). Terceiro apoio de cabeça traseiro pode ser pedido no Marea e no Focus, e teto solar, apenas neste último (com comando manual) e no Astra (elétrico).
Estilo do Marea é mais conservador, mesmo com os agressivos faróis. É o mais antigo junto do Mégane, mas seus apreciadores chegam a considerá-lo um modelo de segmento superior
No GM e Fiat é opcional alarme com controle remoto, enquanto o Mégane tem o travamento a distância mas não alarme. Entre os opcionais exclusivos há disqueteira para o GM, controle de tração para o Ford, retrovisor interno fotocrômico para o Fiat e bancos revestidos em couro para o Renault.
Concepção e estilo
A exemplo do comparativo anterior, o Focus é o mais recente em termos de mercado europeu: foi lançado em 1998, um ano após o Astra e dois após os demais -- embora o Mégane tenha sido reestilizado, lá em 1999. Essa modernidade fica evidente em seu estilo, bem de acordo com a tendência de curvas e arestas proposta pela Ford. A traseira mais sóbria desta carroceria em nada compromete a harmonia do desenho, podendo até agradar mais a gostos conservadores do que o hatch.
Remodelação frontal do Mégane trouxe um ar de carros asiáticos, além de não lembrar outros Renaults. O modelo tem bom conjunto e muitos acessórios, mas seu desempenho e consumo são os piores do grupo
Os demais não estão defasados, mas perderam impacto. O entreeixos longo do Astra, tanto quanto o do Focus, evita a frente e traseira muito compridas que prejudicam o equilíbrio de linhas do Marea, embora este pareça pertencer a um segmento superior por causa do maior comprimento. Mas as colunas posteriores do GM não fazem unanimidade. O Mégane, enfim, segue a moda das formas suaves e arredondadas, já abandonada por algumas marcas, e adota uma frente que lembra modelos asiáticos e não os outros Renaults. Mas preserva certa elegância. Continua

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