Focus tem o melhor conjunto
Vitória
do novo Ford é mais apertada quando comparado, |
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A Ford realizou algo inédito ao lançar no Brasil, em simultâneo, as versões de dois e três volumes de um carro realmente novo produzido no Mercosul: o Focus. Disso resultou uma dupla resposta ao avanço dos concorrentes no segmento dos médio-pequenos, até então representado pelo defasado Escort. |
As linhas ousadas do Focus continuam harmônicas com o acréscimo do volume traseiro. A versão Ghia vem com motor de 130 cv, mais acessórios e um ambiente interno muito agradável |
Enquanto
o Focus hatchback enfrenta Golf, Brava e a mesma
versão do Astra (leia comparativo), entre outros, o três-volumes
encara Astra Sedan, Marea, Bora (a partir de dezembro) e
Mégane Sedan, além de modelos importados. Destes, só o
Bora não pôde ser dirigido pelo Best Cars Web
Site em função da peculiar política de
imprensa da Volkswagen, que exclui a Internet de seus
convidados a eventos de lançamento. Assim, optamos pelos
automóveis da General Motors, Fiat e Renault para este
primeiro comparativo do Focus Ghia quatro-portas. |
Frisos, soleiras e maçanetas agora na cor da carroceria no Astra GLS, mas -- apesar do estilo robusto e moderno -- nem todos aprovam as largas colunas traseiras. Seu preço básico mais baixo deixa de fora itens muito desejados, como ar-condicionado e toca-CD |
São carros bem equipados
de série, mas com diferenças importantes. Todos trazem
controles elétricos de vidros e travas, rodas de alumínio
de 15 pol, imobilizador de ignição e ajuste de altura
do banco e do volante (no Focus e Astra, também da
profundidade deste). Só o Mégane vem com duas bolsas
infláveis, freios antitravamento (ABS) e computador de
bordo -- o Marea é o único sem computador opcional, mas
traz a bolsa do motorista incluída no preço e bolsas
infláveis laterais como opção. Apenas o Astra cobra à parte pelo ar-condicionado e toca-CD (este com comando junto ao volante no Focus e Mégane). Terceiro apoio de cabeça traseiro pode ser pedido no Marea e no Focus, e teto solar, apenas neste último (com comando manual) e no Astra (elétrico). |
Estilo do Marea é mais conservador, mesmo com os agressivos faróis. É o mais antigo junto do Mégane, mas seus apreciadores chegam a considerá-lo um modelo de segmento superior |
No GM e Fiat é opcional alarme com controle remoto, enquanto o Mégane tem o travamento a distância mas não alarme. Entre os opcionais exclusivos há disqueteira para o GM, controle de tração para o Ford, retrovisor interno fotocrômico para o Fiat e bancos revestidos em couro para o Renault. |
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A exemplo do comparativo anterior, o Focus é o mais recente em termos de mercado europeu: foi lançado em 1998, um ano após o Astra e dois após os demais -- embora o Mégane tenha sido reestilizado, lá em 1999. Essa modernidade fica evidente em seu estilo, bem de acordo com a tendência de curvas e arestas proposta pela Ford. A traseira mais sóbria desta carroceria em nada compromete a harmonia do desenho, podendo até agradar mais a gostos conservadores do que o hatch. |
Remodelação frontal do Mégane trouxe um ar de carros asiáticos, além de não lembrar outros Renaults. O modelo tem bom conjunto e muitos acessórios, mas seu desempenho e consumo são os piores do grupo |
Os demais não estão defasados, mas perderam impacto. O entreeixos longo do Astra, tanto quanto o do Focus, evita a frente e traseira muito compridas que prejudicam o equilíbrio de linhas do Marea, embora este pareça pertencer a um segmento superior por causa do maior comprimento. Mas as colunas posteriores do GM não fazem unanimidade. O Mégane, enfim, segue a moda das formas suaves e arredondadas, já abandonada por algumas marcas, e adota uma frente que lembra modelos asiáticos e não os outros Renaults. Mas preserva certa elegância. Continua |
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