Custo-benefício
A competição de preços é séria: o Vectra básico custa R$
1,9 mil a menos, mas o Civic (que não oferece opcionais, a não ser câmbio automático) já traz de série bolsas infláveis
frontais, que aplicadas ao carro da GM o deixam R$ 860 mais caro que o Honda -- mas neste caso o pacote inclui alguns itens de aparência
e conveniência, além de estar incluso o frete. Portanto, muito equilíbrio.
Se o custo é o mesmo, o que dizer do benefício, isto é, das qualidades de cada automóvel? O Vectra provou duas coisas: uma, que o motor 2,0 é plenamente válido para buscar o menor IPI, sendo mesmo superior ao do Civic em vários aspectos; outra, que este projeto de 1995 permanece atual em seu todo, não apresentando sinais de envelhecimento, sobretudo ao ser dirigido. Assim, a definição da compra deve considerar as vantagens que cada um evidenciou no comparativo.
A favor do Civic estão o lançamento recente (com perspectiva de maior longevidade no mercado)
e o câmbio automático a custo competitivo -- no Vectra implica opção pelo motor 2,2 16V e começa em R$
55,8 mil.
Pelo Vectra, contam pontos o desempenho em baixa rotação, a suavidade do motor e da suspensão, maior espaço de bagagem e maior assistência técnica. Um conjunto que mostrou-se superior ao concorrente na soma das notas (veja ao lado), comprovando que o antigo rei do segmento ainda não perdeu a majestade.
Continua
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Vectra |
Civic |
Estilo |
4 |
4 |
Acabamento |
4 |
4 |
Posição
de dirigir |
4 |
4 |
Instrumentos |
3 |
3 |
Itens de
conveniência |
3 |
3 |
Espaço
interno |
4 |
4 |
Porta-malas |
5 |
4 |
Motor |
4 |
3 |
Desempenho |
4 |
3 |
Consumo |
3 |
- |
Câmbio |
4 |
4 |
Freios |
4 |
4 |
Suspensão |
4 |
3 |
Estabilidade |
4 |
4 |
Segurança
passiva |
3 |
4 |
Custo-benefício |
4 |
3 |
Posição |
1°. |
2°. |
As
notas vão de 1 a 5, sendo 5 a melhor |
O
Civic não teve atribuída nota ao consumo pela falta de dados
do fabricante; ainda assim, a vantagem nos demais quesitos
garante que o Vectra fique em primeiro lugar |
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