Best Cars Web Site
Comparativo

Para trabalho ou lazer

Ágeis e bem-equipados, mas aptos a 600 kg ou mais, os
picapes leves servem como utilitários ou carros de passeio

Chevrolet Corsa Pickup GL Fiat Strada LX 16V Cabine Estendida
Ford Courier XL Volkswagen Saveiro Summer
Texto e fotos: Fabrício Samahá

Práticos para o uso urbano, robustos para o trabalho ou mesmo incursões leves no fora-de-estrada, os picapes derivados de automóveis são um sucesso no Brasil, ainda que raríssimos no resto do mundo -- os europeus usam furgões, os norte-americanos preferem modelos maiores com chassi próprio. As quatro grandes marcas há quase duas décadas oferecem produtos concorrentes, já em sua segunda ou terceira geração, caso da pioneira Fiat (lembre-se, o Saveiro está na segunda; saiba por quê).

R$ 18.786

Corsa Pickup é o mais acessível e ainda agrada pela harmonia do estilo, mas não vem com direção assistida de série e transporta menor peso

Courier, derivado do Fiesta, e Corsa Pickup, do carro de mesmo nome, são vendidos em duas versões de acabamento e uma só motorização, de 1,6 litro e oito válvulas. O Strada, baseado no Palio, tem dois motores (1,5 8V e 1,6 16V), dois acabamentos e a exclusiva opção de cabine estendida, que já domina suas vendas. O Saveiro, derivado do Gol, vem em acabamento único e oferece três motores, de 1,6 a 2,0 litros, todos oito-válvulas. Para este comparativo selecionamos as versões de luxo na faixa de 100 cv -- no caso do VW, a série limitada Summer 1,8.

O Strada é mais equipado de série: direção assistida (também no Courier e Saveiro), faróis de neblina (como no Courier), controles elétricos de vidros (opcionais nos outros) e teto solar (exclusivo). Alarme de controle remoto é opcional, a exemplo do Saveiro, que vem de série com cobertura marítima da caçamba -- opcional no Fiat.

R$ 20.594

Série limitada Saveiro Summer tem cobertura na caçamba e motor 1,8; relação entre preço e equipamentos é adequada, ao contrário das versões comuns

Rodas de alumínio são de série no GM e no Ford e inexistem no VW. Ar-condicionado e duas bolsas infláveis podem ser pedidos nos quatro, mas freios antitravamento (ABS), só no Strada. Fiat e VW oferecem toca-CD opcional, a GM apenas toca-fitas, e a Ford nenhum sistema de áudio. E todos saem de série com imobilizador antifurto.

Concepção e estilo

Os quatro são desenvolvimentos brasileiros, mas Courier e Corsa derivam de automóveis europeus. O Strada tem as formas mais modernas, com destaque para o capô de forte inclinação, mas ainda não acompanha a reestilização da linha Palio (o que deve ocorrer em 2002; saiba mais). Os outros três são similares em idade de projeto, com certa desvantagem para o Courier, pela cabine, e para o Corsa pela frente, quase a mesma desde 1995.

R$ 20.665

Caçamba mais comprida é a do Courier, que agrada ao motorista mas não tanto a quem o vê; motor 1,6 é bem ágil em baixas rotações
Ponto importante no desenho é a harmonia entre cabine e caçamba, em que Corsa e Strada se destacam. O Courier é extremamente longo, priorizando a função à forma, enquanto no Saveiro as portas pequenas (do Gol cinco-portas, ao contrário das demais) deixam as laterais muito compridas e desequilibradas. Ainda, a traseira do VW exibe um exagerado logotipo -- mantido na recente reestilização, apesar das críticas gerais -- e a do Ford desagrada, dando nova vantagem aos picapes da GM e da Fiat.
Conforto e conveniência

Nestas versões de topo o acabamento é bom e há muitos equipamentos que os assemelham a bons automóveis. A posição de dirigir do Courier e do Strada, alta e com pedais bem colocados, é confortável e superior à dos demais, que trazem os pedais muito à direita (embora possuam ajuste de altura do assento). Para o passageiro, Corsa e Saveiro trazem o incômodo do estepe atrás de seu banco, o que limita o ajuste em distância -- no Courier fica sob a caçamba e no Strada atrás da cabine.

R$ 22.162

Cabine estendida, freios ABS e motor 16V são recursos únicos do Strada, que perde em espaço para carga mas ganha em praticidade; consumo é o mais alto do grupo

Interessante no Ford o painel recuado diante desse ocupante, que permite avançar o banco e ganhar espaço atrás dele -- local onde uma rede retém melhor os objetos. Os instrumentos dos quatro incluem conta-giros e relógio, com o Corsa deixando a desejar na atualidade do conjunto. Apesar do efeito estético apreciado por alguns, a iluminação azul do Saveiro não contribui para a leitura noturna. Continua

Avaliações - Página principal - e-mail

© Copyright 2001 - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados

O Best Cars Web Site estabeleceu comparativos compactos de forma a atender com maior agilidade o leitor, diante da disponibilidade limitada de alguns modelos para avaliação completa. Eles se baseiam em contatos rápidos com os veículos e por isso oferecem menor volume e profundidade de informações.