Para trabalho ou lazer Ágeis
e bem-equipados, mas aptos a 600 kg ou mais, os |
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Práticos para o uso urbano, robustos para o trabalho ou mesmo incursões leves no fora-de-estrada, os picapes derivados de automóveis são um sucesso no Brasil, ainda que raríssimos no resto do mundo -- os europeus usam furgões, os norte-americanos preferem modelos maiores com chassi próprio. As quatro grandes marcas há quase duas décadas oferecem produtos concorrentes, já em sua segunda ou terceira geração, caso da pioneira Fiat (lembre-se, o Saveiro está na segunda; saiba por quê). |
R$ 18.786 Corsa Pickup é o mais acessível e ainda agrada pela harmonia do estilo, mas não vem com direção assistida de série e transporta menor peso |
Courier,
derivado do Fiesta, e Corsa Pickup, do carro de mesmo
nome, são vendidos em duas versões de acabamento e uma
só motorização, de 1,6 litro e oito válvulas. O
Strada, baseado no Palio, tem dois motores (1,5 8V e 1,6
16V), dois acabamentos e a exclusiva opção de cabine
estendida, que já domina suas vendas. O Saveiro,
derivado do Gol, vem em acabamento único e oferece três
motores, de 1,6 a 2,0 litros, todos oito-válvulas. Para
este comparativo selecionamos as versões de luxo na
faixa de 100 cv -- no caso do VW, a série limitada
Summer 1,8. |
R$
20.594 Série limitada Saveiro Summer tem cobertura na caçamba e motor 1,8; relação entre preço e equipamentos é adequada, ao contrário das versões comuns |
Rodas de alumínio são de série no GM e no Ford e inexistem no VW. Ar-condicionado e duas bolsas infláveis podem ser pedidos nos quatro, mas freios antitravamento (ABS), só no Strada. Fiat e VW oferecem toca-CD opcional, a GM apenas toca-fitas, e a Ford nenhum sistema de áudio. E todos saem de série com imobilizador antifurto. |
Os quatro são desenvolvimentos brasileiros, mas Courier e Corsa derivam de automóveis europeus. O Strada tem as formas mais modernas, com destaque para o capô de forte inclinação, mas ainda não acompanha a reestilização da linha Palio (o que deve ocorrer em 2002; saiba mais). Os outros três são similares em idade de projeto, com certa desvantagem para o Courier, pela cabine, e para o Corsa pela frente, quase a mesma desde 1995. |
R$ 20.665 Caçamba mais comprida é a do Courier, que agrada ao motorista mas não tanto a quem o vê; motor 1,6 é bem ágil em baixas rotações |
Ponto importante no desenho é a harmonia entre cabine e caçamba, em que Corsa e Strada se destacam. O Courier é extremamente longo, priorizando a função à forma, enquanto no Saveiro as portas pequenas (do Gol cinco-portas, ao contrário das demais) deixam as laterais muito compridas e desequilibradas. Ainda, a traseira do VW exibe um exagerado logotipo -- mantido na recente reestilização, apesar das críticas gerais -- e a do Ford desagrada, dando nova vantagem aos picapes da GM e da Fiat. |
Nestas versões de topo o acabamento é bom e há muitos equipamentos que os assemelham a bons automóveis. A posição de dirigir do Courier e do Strada, alta e com pedais bem colocados, é confortável e superior à dos demais, que trazem os pedais muito à direita (embora possuam ajuste de altura do assento). Para o passageiro, Corsa e Saveiro trazem o incômodo do estepe atrás de seu banco, o que limita o ajuste em distância -- no Courier fica sob a caçamba e no Strada atrás da cabine. |
R$
22.162 Cabine estendida, freios ABS e motor 16V são recursos únicos do Strada, que perde em espaço para carga mas ganha em praticidade; consumo é o mais alto do grupo |
Interessante no Ford o painel recuado diante desse ocupante, que permite avançar o banco e ganhar espaço atrás dele -- local onde uma rede retém melhor os objetos. Os instrumentos dos quatro incluem conta-giros e relógio, com o Corsa deixando a desejar na atualidade do conjunto. Apesar do efeito estético apreciado por alguns, a iluminação azul do Saveiro não contribui para a leitura noturna. Continua |
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