Corsa e Fiesta de frente lembram muito os irmãos maiores, Astra e Focus, e recorrem à mesma boa solução de lanternas traseiras elevadas, com bom resultado no conjunto -- mas a Ford falhou ao eliminar os refletores do pára-choque, necessários com lanternas nessa posição. O Fiesta nacional também difere do europeu na moldura das portas: lá avançam sobre o teto, aqui não, o que reduz os custos de produção. Quanto ao Clio, está
mais defasado e nunca obteve aprovação unânime. |
Aos três anos
de Brasil, o Clio aparenta certo envelhecimento, pois a
reestilização do europeu está demorando a chegar. Apenas novos
faróis de duplo refletor foram adotados este ano |
São carros muito parecidos em dimensões. O comprimento varia de 3,77 (Clio) a 3,9 metros (Fiesta), e a distância entre eixos, de 2,46 (Polo) a 2,49 metros (Corsa). Também em largura e altura as diferenças não passam de alguns centímetros. Apenas a GM e a Renault divulgam o
coeficiente aerodinâmico (Cx), com vantagem para o Corsa (0,327) sobre o Clio (0,35). |
Ao se sentar, o motorista encontra a melhor posição no VW, único com ajustes de altura e profundidade do volante (dos demais, apenas o de altura no Renault), além da regulagem de altura do banco (que falta ao Clio e é muito ruim de usar no Corsa). Os quatro são bem resolvidos quanto à posição dos pedais e o espaço à esquerda deste, pontos críticos em modelos mais antigos, como o primeiro Corsa e o Gol. Faltam ao Fiesta um apoio definido para o pé esquerdo e, sobretudo, bancos com melhor retenção do corpo nas curvas. |
Bons bancos
no Polo (à esquerda) e Corsa, mas só o primeiro traz o útil duplo
ajuste O Ford, único a não trazer indicador de temperatura externa, reúne num mostrador de cristal líquido os marcadores de combustível (com oito barras, melhor que o de sete do Celta da GM) e temperatura do motor. Não é uma boa solução
para a leitura, ainda mais com a estranha profundidade dos instrumentos no painel. O fundo cinza destes também não ajuda, pela falta de contraste com os dígitos pretos durante o dia. E seu botão de pisca-alerta fica sobre a coluna de direção, difícil de acionar pelo passageiro (no Renault vem próximo ao freio de estacionamento, muito longe do campo visual do motorista; o melhor lugar é no painel). |
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