Best Cars Web Site
Carros do Passado

Assim, em março de 1981, depois de mais de US$ 100 milhões em investimentos (além de US$ 19 milhões obtidos com o governo), a Chrysler anunciava o encerramento do programa de carros a turbina. Uma oitava geração, com menores dimensões, peso e custo e potência de 85 cv, já nasceu morta, tendo equipado apenas uma maquete.

O conceito Dodge Mirada, de 1980, foi o último Chrysler com turbina. Uma oitava geração equipou apenas uma maquete

Por que não deu certo?   Os historiadores se dividem entre as possíveis razões do fracasso dos carros a turbina. Há quem o atribua à relação entre desempenho e consumo, no uso moderado que a maioria dos motoristas impõe a seus veículos -- nota-se que a Chrysler nunca divulgou as médias de consumo dos 50 carros do programa --, ou à durabilidade e confiabilidade de alguns componentes. Outros citam as normas de controle de emissões que surgiam nos EUA.

Mas o maior obstáculo parece ter sido o custo elevado, tanto dos materiais utilizados quanto das ferramentas para sua fabricação. Como exemplo, eram necessários materiais com tolerâncias mínimas de expansão sob as altíssimas temperaturas (até 1.100°C) atingidas na turbina. Se uma nova tecnologia custa muito, é preciso que suas vantagens sejam muito expressivas para compensar esse fator. As da turbina, aparentemente, não eram. 

A equipe do programa de turbinas pouco antes de seu encerramento, em 1981. Dos 55 Turbine Cars de carroceria Ghia, a Chrysler optou por destruir 46

No total foram feitas 55 unidades do Turbine de carroceria Ghia, cinco das quais mantidas com o departamento de pesquisas da empresa e as demais destinadas ao programa com o público. Apenas nove restaram: as 46 outras tiveram de ser destruídas (em geral incineradas) entre 1967 e 1969, por um fato inacreditável em termos de preservação da história -- mas quem pensaria nisso à época?

Sendo as carrocerias importadas da Itália e admitidas pelo governo americano apenas para fins de pesquisa, por cinco ou seis anos, a Chrysler teria de pagar impostos para continuar a utilizá-las. Apenas por isso -- ou por outros motivos, até hoje não conhecidos --, optou por fazê-lo apenas com nove unidades, das quais oito tiveram as turbinas removidas e a maioria passou a museus e coleções. Três permanecem sob propriedade da Chrysler, incluindo a única que ainda funciona com o inovador propulsor. Continua

Em escala
A Jo-Han Models fabricou para a Chrysler miniaturas promocionais do Turbine (foto superior), em escala 1/25 e com surpreendente fidelidade. Os modelos, de fricção, vinham em bronze e em branco com faixas azuis (veja boxe Nas telas), com encostos de bancos rebatíveis, rodas esterçantes e capô, portas e porta-malas que se abriam.

Quatro décadas depois, em março de 2002, a chinesa Yat Ming lançou o Turbine 1963 em escala 1/18, com os mesmos recursos funcionais e a característica cor bronze.

Carros do Passado - Página principal - e-mail

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados