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Carros do Passado

Casos de incêndio em Tipos -- ao que parece, todos 1,6 e importados -- começaram a se tornar freqüentes, tendo-se computado cerca de 100 até hoje. A Fiat logo anunciou uma convocação de proprietários (recall), para verificar e substituir o "tubo convergedor de ar quente" para o motor. Alegava que a culpa seria dos usuários por lavar o motor com querosene.

Ao ser nacionalizado, o Tipo ganhava injeção multiponto, mas perdia as versões de 2,0 litros e o charme de importado. Com a crise causada pelos incêndios, apenas 12,5 mil unidades foram produzidas em Betim
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Efetuada a inspeção, porém, novos casos ocorreram. Betim demorou meses para lançar novo recall, desta vez no sistema de direção. Segundo a Associação das Vítimas de Incêndio em Tipo (Avitipo), criada à época para impetrar ação judicial (saiba mais) em razão dos incêndios, o problema ocorria quando o volante era todo esterçado para um lado e outro, como ao manobrar. Uma mangueira do sistema hidráulico da direção não suportava a pressão e deixava vazar fluido sobre o ramo primário do escapamento. O fogo se alastrava rapidamente pelo compartimento do motor.

Quando as medidas efetivas foram tomadas, porém, já era tarde. A imagem do Tipo estava arruinada. A produção nacional foi encerrada após menos de dois anos, em 1997, e houve grande depreciação do carro no mercado de usados. A omissão da Fiat havia transformado um grande sucesso em um carro desvalorizado e rejeitado. Há, porém, quem afirme que a queda do Tipo se deu ao passar a ser fabricado no Brasil, perdendo o charme de carro importado e caindo na vala comum. Pode ser.

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Com o mesmo interior do modelo importado, o nacional ficava até mais caro,
uma incoerência. Mas foi o primeiro carro brasileiro com bolsa inflável

A ascensão e a queda do Tipo serão sempre lembradas no meio automobilístico. Ao todo foram importadas 169.819 unidades e produzidas em Betim apenas 12.570. Hoje, para seus admiradores, é uma opção ímpar no mercado de usados por reunir espaço, equipamentos, estabilidade e bom desempenho a um preço abaixo dos concorrentes diretos. O fogo que vitimou o automóvel é, para eles, apenas um mero incidente de percurso em sua trajetória de sucesso.

Ficha técnica
_ Tipo 1,6
(1993)
Tipo 2,0 16V
(1995)
Coupé 2,0 16V
(1995)
MOTOR
Posição e cilindros transversal, 4 em linha
Comando e válv. por cilindro no cabeçote, 2 duplo no cabeçote, 4
Diâmetro e curso 86,5 x 67,4 mm 84 x 90 mm
Cilindrada 1.581 cm3 1.995 cm3
Taxa de compressão 9,2:1 9,5:1
Potência máxima 82 cv a
5.750 rpm
137 cv a 6.000 rpm
Torque máximo 13,3 m.kgf a
3.000 rpm
18,4 m.kgf a 4.500 rpm
Alimentação injeção monoponto injeção multiponto
CÂMBIO
Marchas e tração 5, dianteira
FREIOS
Dianteiros e traseiros a disco / a tambor a disco ventilado / a disco / antitravamento
DIREÇÃO
Assistência hidráulica
SUSPENSÃO
Dianteira independente McPherson
Traseira independente, braço semi-arrastado
RODAS
Pneus 175/65 R 14 195/60 R 14 205/55 R 15
DIMENSÕES
Comprimento 3,958 m 4,25 m
Entreeixos 2,54 m
Peso 1.040 kg 1.215 kg 1.255 kg
DESEMPENHO
Velocidade máxima 170 km/h 204 km/h 206 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 14 s 9 s 9,3 s

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