Best Cars Web Site
Carros do Passado

Um ano depois a Tatra mostrava o estudo T603 A, possível sucessor do T603, com linhas mais definidas em três volumes e certa similaridade com o Chevrolet Corvair. Um segundo protótipo, em configuração de ambulância, era exibido em 1965 e permanece ainda hoje no museu da marca, em Koprivnice (o primeiro passou a particulares e foi desfigurado). Após mais dois anos, o T603 X era outra proposta de renovação, mas apenas no desenho da carroceria.

Não menos estranho, mas talvez mais equilibrado em sua aparência frontal, o T603-2 tinha como novidade os quatro faróis, além de bitola mais larga e novo painel

Embora um novo modelo fosse oportuno para celebrar os 70 anos da marca, não havia dinheiro para todo o projeto. Assim, ainda em 1967 era mostrada uma reestilização do T603-2, com pára-brisa e tanque de combustível maiores e motor aperfeiçoado. Dois anos depois recebia freios a disco (nas quatro rodas), novos grupo ótico e pára-choques. A Tatra o anunciou como T603-3 mas, para evitar os custos de homologação, logo voltou a chamá-lo T603-2.

Como seus antecessores, o T603 teve versões especiais: os T603-2 GT, T603-2 B5 e T605, de competição, e o T603 MB, protótipo de furgão comercial. Sua mecânica foi utilizada também nos T607-1 e T607-2 de Fórmula 1 e no Tatra Delfin, para a Fórmula Júnior, de 1962.

O estudo T603 A, com sua semelhança ao Chevrolet Corvair, era um possível sucessor mas não chegou a ser produzido; apenas uma versão ambulância foi conservada

Com novos retoques em 1974, o T603 saía de produção no ano seguinte, com um total de 20.422 unidades (incluindo os que receberam outras carrocerias em estudos da fábrica), das quais a versão mais numerosa foi a de 1967 a 1973. O veterano sedã enfim entregava seu lugar ao T613, modelo lançado em 1969 com desenho do italiano Vignale, pondo fim a uma tradição de quatro décadas de Tatras aerodinâmicos.

Ficha técnica
_ T600 Tatraplan (1947) T603 (1955) T603-2 (1963)
MOTOR
Posição e cilindros traseiro, longitudinal, 4 opostos traseiro, longitudinal, 8 em V
Comando e válv. por cilindro no bloco, 2
Diâmetro e curso 85 x 86 mm 75 x 72 mm 75 x 70 mm
Cilindrada 1.952 cm3 2.545 cm3 2.472 cm3
Taxa de compressão 6:1 6,5:1 8,2:1
Potência máxima 52 cv 95 cv 105 cv
Torque máximo não disponível 16,1 m.kgf a
3.000 rpm
17,3 m.kgf a
4.000 rpm
Alimentação 1 carburador 2 carburadores
CÂMBIO
Marchas e tração 4, traseira
FREIOS
Dianteiros e traseiros a tambor
SUSPENSÃO
Dianteira independente, braços sobrepostos independente, braço arrastado
Traseira independente, semi-eixos oscilantes
RODAS
Pneus 6,00 - 16 6,70 - 15
DIMENSÕES
Comprimento 4,54 m 5,06 m
Entreeixos 2,70 m 2,75 m
Peso 1.200 kg 1.470 kg
DESEMPENHO
Velocidade máxima 130 km/h 160 km/h

Página principal - e-mail

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados