Best Cars Web Site
Carros do Passado

O embaixador das estradas

Símbolo de requinte e posição social, o Silver Shadow foi
o modelo mais vendido da aristocrática Rolls-Royce

Texto: Francis Castaings - Edição: Fabrício Samahá - Fotos: divulgação

Em 1904, um rico senhor londrino, sir Charles Stuart Rolls, dono de concessionária de carros e piloto, encontrou o engenheiro e industrial Frederic Henry Royce. Ficou impressionadíssimo pelo automóvel que ele havia construído. Nascia então uma das mais magníficas empresas do mundo dos automóveis: a Rolls-Royce, sinônimo de potência, luxo, elegância -- e perfeição.

O primeiro modelo, de 1966: rompendo tradições de estilo dentro da marca, o Silver Shadow conservava a clássica grade do radiador com o "espírito do êxtase" sobre ela

A cidade inglesa de Crewe, a 300 quilômetros de Londres, é ainda hoje sede da fábrica dos automóveis mais desejados por reis, rainhas, imperadores, nobres, artistas e milionários. Em 1913 morria Charles Rolls e a sigla RR no topo da grade do radiador, que era vermelha, passava a ser preta. Em 1931 a Rolls comprava outra instituição britânica do mundo dos automóveis, que se destacava pela qualidade e potência de seus esportivos: a Bentley. Por décadas ambas fabricaram automóveis de sonho.

Quebrando tradições e partindo para a modernidade, no Salão de Londres em outubro de 1965 era lançado aquele que seria o carro mais vendido da empresa: o Silver Shadow ou sombra prateada. Vinha substituir o Silver Cloud e adotava, pela primeira vez na história da fábrica, a estrutura monobloco. Suas linhas modernas, mas ao mesmo tempo clássicas, eram muito elegantes.

A potência e o torque do motor V8 não eram divulgados: o fabricante informava apenas serem "suficientes", mas estimativas falavam em cerca de 210 cv

Na frente os quatro faróis redondos eram separados pela imponente grade do radiador, e sobre esta estava a Spirit of Ecstasy -- espírito de êxtase, pequena escultura de uma mulher alada, que acompanha todos os produtos da marca desde 1911 e se tornou célebre. Foi modelada por Charles Sykes seguindo sugestões do Lorde Montagu de Beaulieu.

A perfeição mecânica traduzia-se num motor V8 de 6,2 litros e dois carburadores. A potência? "Suficiente": como fazia há anos, esta não era divulgada pelo construtor, tampouco o torque. Mas estimava-se em torno dos 210 cv. A tração era traseira e a caixa de marchas automática, com alavanca na coluna da direção e de origem americana, a GM 400. Os tradicionais lordes ingleses torciam o nariz por causa desta heresia.

A estrutura monobloco era adotada pela primeira vez num Rolls. A mecânica já incluía suspensão independente e freios a disco nas quatro rodas

O Shadow contava com suspensão independente, quatro freios a disco e servo-freio. Atingia 190 km/h de velocidade final e a aceleração de 0 a 100 km/h era feita em 11 segundos. Era um carro para rodar com conforto e suavidade, mas de estabilidade impecável e acelerações muito boas. Por dentro eram empregados os mais caros e refinados materiais, como o famoso couro Connolly nos bancos e portas. Muito conforto, luxo e o mais absoluto silêncio ao rodar. Continua

Nas telas
No divertido Os Safados, com Steve Martin e Michael Caine, este último celebre ator inglês dirige um belo Rolls Corniche. Em outra comédia, A volta da Pantera Cor de Rosa, com Peter Sellers e Cristopher Plomer, este -- fazendo o papel de vilão -- passeia com seu motorista a bordo de um Corniche na Riviera francesa. Em ambos o conversível é destaque.

Já em 1965 um RR aparecia nas telas, no belo filme O Rolls-Royce Amarelo. Com atores e atrizes de ponta como Ingrid Bergman, Alain Delon, Rex Harrisson, Jeanne Moreau, Shirley MacLaine, George C. Scott e Omar Sharif, são 122 minutos com três episódios. Muito bom, vale a pena ver -- pela historia, pelos atores e pelo carro... Tratava-se de um modelo Phantom II de 1930.
Para ler
The Rolls-Royce and Bentley Collectors Guide - volume 3, com 144 páginas, 160 fotos em cores e preto e branco, formato 23,5 x 18 cm.

Este livro é consagrado ao contar a história dos Rolls-Royces Silver Shadow I e II, do cupê e do Corniche. As fotos são muito bonitas e as fichas técnicas bem completas.

Carros do Passado - Página principal - e-mail

© Copyright 2001 - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados