Grande parte dos componentes mecânicos era derivado do Audi 80 e Passat, com
outros sistemas originários do Iltis. Os primeiros protótipos não tinham diferencial central, mas a idéia logo foi levada em consideração para que o carro tivesse melhor comportamento dinâmico. Com os protótipos finalizados, era hora de mostrar o serviço aos dirigentes do grupo Volkswagen. |
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A concepção
básica do motor do Quattro era a mesma do Volkswagen AP, mas com
cinco cilindros e turbocompressor. O mesmo projeto foi usado nos anos
90 na perua RS2 preparada pela Porsche |
O Quattro encantou a todos por seu desempenho claramente superior e cativou até mesmo o fotógrafo Hans
Lehmann, que dizia ser impossível dirigir um 80 de tração dianteira em estradas escandinavas, onde a neve é uma constante. Lehmann é hoje um dos maiores entusiastas do sistema
Quattro. |
Entreeixos
curto, motor mais leve e 300 cv de potência a 6.800 rpm: nascia em
1984 o Quattro Sport, versão evoluída que teve apenas 214 unidades
produzidas, muitas para competição |
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A produção do Quattro era praticamente artesanal -- apenas dois
por semana. Logo surgiu a idéia de participar de diversas competições, com dois objetivos: estabelecer uma imagem para a Audi, que havia perdido parte do prestígio conseguido nos tempos áureos da Auto
Union, e aprimorar o desenvolvimento do sistema. |
O conjunto
mecânico do Sport: motor de 20 válvulas com turbo de grande Benzinger também merece créditos sobre o projeto do carro e não apenas da transmissão. Os 4x4 da Audi podem ser dirigidos tanto por pilotos experientes como por motoristas comuns. Ele alegava, com razão, que a tendência subesterçante
é mais fácil de controlar por motoristas comuns. |
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