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Clássicos

Simca ou fênix?

Gaúchos reúnem esforços para salvar a
memória dos automóveis franco-brasileiros

Texto: Roberto Nasser - Fotos: divulgação

Roberto NasserO interesse e a disposição dos gaúchos em torno dos Simcas corre o risco de salvar a memória destes automóveis, tão importantes na fase romântica da industrialização automobilística do país. Carlos Galant, presidente do Clube do Simca Club do RS, um registro de marca dentro do Veteran Car Club gaúcho, está organizando uma relação de proprietários da marca. Quer quantificar pessoas e automóveis num fichário. Só assim as demandas e interesses poderão gerar ações concretas para o futuro.

Também quero

O mesmo Carlos recebeu demanda interessante de um colecionador em busca aderentes para curiosa empreita: produzir pequena série de réplicas do Tempestade, também dito Perereca, aquele carro de corrida construído pelo departamento de competições da Simca sobre uma treliça de Maserati. Usava mecânica em disposição tradicional: motor Simca frontal e tração traseira.

Falando parece difícil, mas é mais fácil do que se imagina -- há tecnologia e mão de obra disponíveis para construções em treliça, um tipo de estrutura utilizada por monopostos e pela Vectra Stock Car, e peças para montar suspensão dianteira. Motor Simca, câmbio de quatro marchas e diferencial traseiro andam por aí.

O endereço do Carlos Galant, presidente do Club Simca, é
lwg@terra.com.br.

O Simca Chambord, no alto, e aqui o Presidence: espécie preservada pelos aficionados
Simca site

Na mesmo sentido de conhecer o universo para traçar um plano de ação conjunto, Marcelo Viana, um interessado mineiro proprietário de Jangada, Présidente e Rallye, quer listar interessados, seus carros, tipos, estado, etc., e ainda um espaço para papo de internautas -- sobre Simcas, naturalmente. Marcelo está organizando um site sobre a marca: www.simca.com.br.

Consideradas as manifestações pela marca, sugiro ao Carlos Galant ampliar os horizontes geográficos do Club Simca, tornando-o nacional.

História viva

Surpresa agradável conversar com o veterano Breno Fornari, campeão de carreteras, e que foi o piloto mais lonjevo em Simcas. Seu filho Alexandre reconstituiu o famoso 35, um Chambord '62 empregado desde novo nas corridas, e o Breno procura a carretera Regente com a qual correu até 1973, depois vendida ao Uruguai.

Vale o que está escrito

Escrevendo livro sobre a história da Simca no Brasil, sou interessado em informações, depoimentos de quem trabalhou ou acompanhou a evolução da marca. Procuro material informativo -- folhetos, prospectos, fotos, cartazes, anúncios, material de imprensa, revista interna, comunicados e manuais técnicos. Cópias por minha conta.
Roberto, fone (61) 225-3000, rnasser@rnasser.com.br.

De eventos

Em outubro acontecem as "1000 Millas Sport e Historicos" no Uruguai




Com os bigodes p'ra baixo -- isto em linguagem de Fords T quer dizer que o avanço do comutador e o acelerador estão totalmente abertos -- o Clube de Automóveis Antigos de Goiás encerrou seu processo de formalização e parte para organizar mais um Encontro do Centro Oeste.

Será nos dias 12 a 15 de outubro -- feriado da Padroeira na quinta-feira -- na simpática e histórica cidade colonial de Pirenópolis, GO (120 km de Brasília e Goiânia). Informações, (62) 286-1912, com Alaerte e Alexandre.



Se você tem disponibilidade ou proximidade, pode pensar em outra opção, as 1000 Millas Sport Historicos promovida pelo Club Uruguayo de Automoviles Sport -- ida e volta de Montevideo a Salto, para cupês, roadsters, esportivos, sedãs históricos e até réplicas. Inscrições a US$ 750. Informações, fax (598-2) 402-4894 (telefone 598 403-1773).

Procuram-se

DKW VEMAG - Procuro rodas leve-ligeira, equipamento opcional em 1966/67.

FNM ONÇA - Continuo interessado no felino. Ajude a salvar este bicho da extinção.

SIMCA RALLYE - Súbito arrependimento por não tê-los comprado há mais tempo. Procuro em estado bom para superior. Contento-me inicialmente com um capô de 62/64 com tomadas de ar circulares e as faixas de metal com bandeiras e andorinhas, que era presa no friso em curva nos pára-lamas e portas traseiras.

Contatos com Roberto, fone (61) 225-3000, rnasser@rnasser.com.br.

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