A Plymouth, outra divisão da Chrysler, também transformou o seu pony-car lançado em 1964 num poderoso muscle-car quando apresentou, em 1969, uma nova geração do Barracuda. Também equipado com o V8 440, com três carburadores duplos Holley, era um hot rod (carro extremamente preparado para acelerar nas ruas) de fábrica. Fazia de 0 a 60 mph em 5,9 segundos e atingia a máxima de 240 km/h. O carro possuía um visual esguio, mas ao mesmo tempo agressivo. A tomada de ar que se projetava para fora do capô lhe valeu o apelido de shaker hood (capô que sacode). |
![]() |
Com um V8 de 440 pol3, linhas esguias e interior esportivo, o Plymouth Barracuda fez sucesso. Verdadeiro hot rod de fábrica, acelerava de 0 a 96 km/h em 5,9 s! |
O Barracuda era oferecido
com várias opções de motores, desde o "pequeno"
seis-cilindros até o gigantesco V8 440, e com câmbio
manual de quatro marchas ou automático de três. A versão
favorita dos norte-americanos era mesmo a 440 com
interior baseado nos modelos de corrida, bancos especiais
e volante de três raios. Outro Plymouth que fez história foi o Road Runner Superbird de 1970. O nome vem do simpático personagem da Warner, no Brasil chamado de Papa Léguas, que vive correndo para escapar do coiote. E de fato o nome não poderia ser mais apropriado, já que velocidade também era o ponto forte desse Plymouth. Verdadeira evolução do Charger Daytona do ano anterior, eram esteticamente quase idênticos, com a mesma frente alongada e aerofólio traseiro. O Plymouth, contudo, extraía 390 cv brutos do mesmo 440, chegando a atingir nas versões de corrida 352 km/h! Um dos mais potentes carros já fabricados, teve apenas 1.920 unidades produzidas, o que o torna ainda mais atraente para os colecionadores. |
Outro pony-car que ganhou músculos: o Camaro Z28 de 1967 usava um 5,7-litros de 295 cv brutos e foi um grande sucesso, com 220 mil vendidos naquele ano (na foto um SS '69) | ![]() |
A GM não
se restringiu à divisão Pontiac e apresentou vários
outros modelos para entrar na briga. A Chevrolet contra-atacava
o Mustang com o Camaro, uma mistura de pony com muscle-car.
A versão Z28 de 1967 utilizava o V8 de 302 pol3 (5,0
litros) com 290 cv brutos e oferecia desempenho bem adequado. Também
com uma farta lista de opcionais, o Camaro podia ser um tímido
cupê ou um poderoso hot rod. O carro foi um
estrondoso sucesso, vendendo 220.000 unidades naquele ano. |
![]() |
Em 1970 chegava um novo Camaro: "agora nossos competidores sabem como o capitão do Titanic se sentiu", ironiza a publicidade |
A Buick, outra divisão
da GM, apresentou um dos mais memoráveis muscle-cars
de todos os tempos: o GS-X. Versão de topo da série
Gran Sport, que antes contava com versões de 350 e 400
pol2, utilizava o eficiente motor V8 455 (7,45 litros)
retrabalhado em comando de válvulas, carburação, bomba
de combustível e avanço de distribuição, capaz de
gerar 360 cv brutos. Era equipado com câmbio automático de três
marchas. O GS-X possuía tudo que um muscle da melhor estirpe deveria ter, como bancos esportivos, suspensão mais firme, pneus bem largos e desempenho impressionante. Com tração traseira, o único problema era a freqüência com que os pneus desse eixo tinham que ser trocados, tal era a força transferida a eles. O GS-X é dos pontos mais altos na história dos muscle-cars. Acredita-se que, com a preparação correta, era capaz de ultrapassar a barreira dos 250 km/h. |
A série Gran Sport da Buick passou por motores 350, 400 e chegou ao 455 de 360 cv brutos, que consumia pneus traseiros com grande apetite | ![]() |
Até a
conservadora divisão Oldsmobile aderiu à tendência com
o 4-4-2. O carro tinha esse nome por possuir quatro
carburadores, transmissão manual de quatro marchas e
escapamento duplo. Inicialmente era apenas uma versão do
Cutlass F85, mas devido a sua popularidade a Olds
resolveu transformá-lo em uma linha própria em 1968.
Dois anos depois era oferecida uma nova versão, batizada
de W30. Com o motor de 7,45 litros e 370 cv brutos de potência, era um legítimo muscle-car. |
![]() |
O melhor ano para o Oldsmobile 4-4-2 foi 1968, mas em 1970 (foto) ainda oferecia 350 cv brutos e um bom conjunto a preço acessível. A sigla indicava quatro carburadores, câmbio de quatro marchas e dois escapamentos |
A Ford decidiu reagir, transformando seu maior sucesso da época -- o Mustang -- em um legítimo muscle-car com a versão Shelby GT 500. Caroll Shelby, um ex-criador de galinhas texano que se tornou piloto, acreditava que nada substitui as polegadas cúbicas de cilindrada. Aplicou ao Mustang de segunda geração um enorme motor de 7 litros e fez algumas modificações externas, para dar ao carro uma aparência ainda mais agressiva. Continua |
|
Clássicos - Página principal - e-mail © Copyright 2000 - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |