Best Cars Web Site
Motos do Passado

O nome Chief retornava em 1959, com o motor Royal Enfield 700 montado em um quadro maior. Mas no ano seguinte os britânicos decidiam abandonar a marca, passando as concessionárias Indian a vender apenas motos AJS e Matchless. Como ainda restavam modelos da era Enfield em estoque, a rede publicava anúncios com os logotipos Indian e Matchless ou misturava motos das marcas inglesas -- tanto Matchless quanto Enfield -- na mesma publicidade.

A linha 1957, ao lado. Acima, um anúncio da Matchless/Indian Chief 1960: a presença de novos modelos junto dos que restavam da era Enfield gerava confusão na publicidade

Parecia o fim da linha para a pioneira das marcas americanas, mas a Indian não acabou. Várias tentativas de ressuscitá-la foram feitas, em geral por revendedores ou ex-pilotos de seus tempos áureos. Uma dessas levou à produção de minimotos em Taiwan, de 1971 a 1976, com pequenos motores Minarelli, Morini e Fuji de 50 a 175 cm3. Até mesmo uma chopper com quadro da italiana Ducati foi anunciada como Indian Indiana, em 1976, mas não passou do primeiro protótipo.

Alguns desses entusiastas foram processados, nos Estados Unidos e no Canadá, pelo uso de uma marca que não lhes pertencia. Até mesmo os aborígines da tribo Umpqua, no estado americano de Oregon, reclamaram direitos sobre o nome no início da década passada.

Depois da Chief, da foto de abertura deste artigo, a renascida Indian lançou uma nova Scout...

De volta para o futuro   Em 1998, quando parecia definitivamente abandonada, a Indian ressurgiu no mercado. Três empresas, incluindo a pioneira Indian Motorcycle Company, uniram-se num negócio de US$ 30 milhões e lançaram uma nova Chief, seguida em 2000 pela Scout e no ano seguinte pela Spirit. Todas produzidas na Califórnia, não mais em Massachusetts.

O motor da Chief é um gigantesco V2 de 1.638 cm3 (100 pol3), a maior cilindrada já vista em uma moto de fabricante americano, com câmbio de cinco marchas. A versão básica pesa 312 kg e a Roadmaster 325 kg, havendo ainda a Chief de Luxe. Na Scout e na Spirit é usado um V2 de 1.442 cm3, sendo a roda dianteira (de 19 pol na primeira e 16 pol na outra) uma das diferenças mecânicas.

A Spirit é, na prática, uma versão menos potente da Chief e sem os exagerados pára-lamas típicos da marca. Em todas a transmissão final é feita por correia dentada, como nas Harleys e outras grandes custons, um avanço em eficiência sobre o velho cardã.

...e a inédita Spirit, mas não agradou aos puristas. Eles vêem nas novas Indians componentes e arquitetura mecânica muito similares aos da arqui-rival Harley-Davidson

Embora renascida, a marca não agradou aos puristas: eles protestam por sua semelhança com a arqui-rival Harley, sendo a arquitetura do motor, a transmissão e o quadro similares e alguns componentes idênticos, como o garfo importado da Showa japonesa. Para eles, as Indians produzidas nas últimas décadas por entusiastas da marca, embora com o uso ilegal dos direitos da marca, eram mais legítimas e puras que as atuais.

Página principal - e-mail

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados