O nome Chief retornava em 1959, com o motor Royal Enfield 700 montado em um quadro maior. Mas no ano seguinte os britânicos decidiam abandonar a marca, passando as concessionárias Indian a vender apenas motos AJS e Matchless. Como ainda restavam modelos da era Enfield em estoque, a rede publicava anúncios com os logotipos Indian e Matchless ou
misturava motos das marcas inglesas -- tanto Matchless quanto Enfield -- na mesma publicidade. |
![]() |
![]() A linha 1957, ao
lado. Acima, um anúncio da Matchless/Indian Chief 1960: a
presença de novos modelos junto dos que restavam da era Enfield gerava
confusão na publicidade |
Parecia o fim da linha para a pioneira das marcas americanas, mas a Indian não acabou. Várias tentativas de ressuscitá-la foram feitas, em geral por revendedores ou ex-pilotos de seus tempos áureos. Uma dessas levou à produção de minimotos em Taiwan, de 1971 a 1976, com pequenos motores
Minarelli, Morini e Fuji de 50 a 175 cm3. Até mesmo uma chopper com quadro da italiana Ducati foi anunciada como Indian Indiana, em 1976, mas não passou do primeiro protótipo. |
![]() |
Depois da Chief,
da foto de abertura deste artigo, a renascida Indian lançou uma nova
Scout... |
De
volta para o futuro Em 1998, quando parecia definitivamente abandonada, a Indian ressurgiu no mercado. Três empresas, incluindo a pioneira Indian Motorcycle Company, uniram-se num negócio de US$ 30 milhões e lançaram uma nova Chief, seguida em 2000 pela Scout e no ano seguinte pela Spirit. Todas produzidas na Califórnia, não mais em Massachusetts. |
...e a
inédita Spirit, mas não agradou aos puristas. Eles vêem nas novas
Indians componentes e arquitetura mecânica muito similares aos da
arqui-rival Harley-Davidson |
![]() |
Embora renascida, a marca não agradou aos puristas: eles protestam por sua semelhança com a arqui-rival Harley, sendo a arquitetura do motor, a transmissão e o quadro similares e alguns componentes idênticos, como o garfo importado da Showa japonesa. Para eles, as Indians produzidas nas últimas décadas por entusiastas da marca, embora com o uso ilegal dos direitos da marca, eram mais legítimas e puras que as atuais. |
© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |