Mudanças de rumo O F40 é um dos maiores mitos da Ferrari, inclusive no Brasil, onde ficou famoso quando conduzido nas avenidas de Brasília pelo então presidente Fernando Collor. Pouco depois era apresentado no primeiro Salão do Automóvel de São Paulo após a liberação das importações de veículos, em 1990. Sobre ele e seu mais famoso rival, Gordon Murray certa vez disse, em uma entrevista sobre o que mais tarde seria seu McLaren de rua: "O 959 é tão eficiente que se torna chato. O F40 é extremamente divertido, mas cansativo demais. O McLaren não será nenhum dos dois, mas será mais veloz que ambos". |
![]() |
O carro mudou o rumo da marca de Maranello: depois do F40, a Ferrari decidiu nunca mais ficar atrás da Porsche em tecnologia |
Como o 959, o F40 mudou
também o curso da história da empresa que o criou. A Ferrari decidiu
nunca mais ficar atrás da Porsche -- ou qualquer outro concorrente --
em tecnologia, e para isso inaugurou, ainda nos anos 80, um eficiente
centro de pesquisa e desenvolvimento dentro da fábrica de Maranello.
Este centro funciona como o de Weissach para a Porsche, inclusive vendendo serviços de engenharia para quem puder
pagar. Hoje, os Ferraris são tão excitantes quanto os de outrora, mas
também tão práticos e confiáveis quanto os Porsches. |
O FX, próxima
estrela dos italianos, vem competir com o Bugatti Veyron dos alemães:
será uma nova guerra entre os países? |
![]() |
Talvez seja essa a maior contribuição do F40: a de retomar o avanço do estado da arte na construção de supercarros. Mesmo em nosso politicamente correto mundo atual, a batalha continua, em busca de uma posição no panteão dos fabricantes de supercarros. Que só não escapou de Maranello devido ao nervoso, intratável, mas mesmo assim adorável Ferrari F40. |
|
© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |