À mesma época todo Esprit recebia vidro traseiro refeito, de modo a melhorar a visibilidade e eliminar os reflexos à noite, e novo aerofólio (versão High Wing, asa elevada) para maior aderência do eixo posterior, embora com prejuízo ao estilo. A preocupação geral com a segurança levava à adoção de sistema antitravamento de freios (ABS) e bolsa inflável para o motorista como itens de série. Como tudo tem um preço, o volante
perdia seu estilo próprio, passando a ser o mesmo do Pontiac TransAm. |
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O Sport 300 de
1993: uma série limitada com motor turbo de 300 cv e freios de
competição. Podia ser adquirido já com estrutura interna de
proteção: pronto para as pistas |
Em maio de 1993 chegava a série limitada Sport 300, uma evolução da X180R, com a mesma proposta de "carro de corrida para as ruas". O motor turbo extraía 300 cv dos 2.164 cm3, maior
potência específica em um carro de série até então -- 138
cv/litro. Tinha carroceria 11 kg mais leve, freios de competição e até estrutura interna de proteção como opcional. Dois deles competiram no mês seguinte na 24 Horas de Le Mans, marcando o retorno da marca à prova francesa depois de 31 anos. |
O S4, um
Esprit mais civilizado: direção assistida, bolsas infláveis, Um ano depois chegava o S4 Sport, ou S4s, com turbo maior e 300 cv de potência, para acelerar de 0 a 96 em 4,6 s e alcançar 265 km/h de máxima -- superava Ferrari 348tb e Porsche 911 Turbo. O torque máximo era de 40 m.kgf e 80% dele estavam disponíveis desde 2.500 rpm. O interior oferecia duas opções, Luxury e Sports, esta com bancos de apoios laterais mais envolventes. |
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O S4S de 1995
é para muitos o melhor Esprit: 300 cv e torque bem distribuído num
conjunto leve e equilibrado, sem o peso excessivo de versões
posteriores |
Enfim
um V8 Depois de duas décadas, a Lotus enfim aceitava que os compradores de supercarros não quisessem investir tanto em um quatro-cilindros, concordando em adotar um V8 no Esprit. Lançado no Salão de Genebra em março de 1996, o leve (220 kg com itens auxiliares) e compacto 3,5-litros de dois turbos,
350 cv e 40,8 m.kgf de torque trazia o melhor desempenho em sua história: 0 a 96 km/h em 4,8 s e máxima de 282 km/h. Se alguém ainda o via como mero pretendente a supercarro, as idéias mudavam por ali.
Continua |
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