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Motos do Passado

Agora, vinham modificações para aproximá-la do perfil fora-de-estrada: guidão largo, roda traseira de 17 pol e pneus Bridgestone Trail Wing, importados, com seção 10 mm maior e um desenho que aceitava melhor a terra e a lama do que os antigos Darts, embora com prejuízo à aderência no asfalto. A Yamaha descaracterizava a TDR em busca de melhor aceitação pelo mercado, o que nem assim aconteceu.

Enquanto isso, a veterana DT adotava cores vibrantes no banco e nos grafismos -- rosa e azul-turquesa. Em 1992 recebia freio dianteiro a disco perfurado. Mas, com uma década de mercado, estava claramente superada. Sua virtual sucessora chegava enfim ao Brasil, no final de 1991: a DT 200, há muito prometida pela Yamaha e que existia no exterior desde 1984 em versão de 125 cm3.

A fórmula simples da DT fez dela uma das motos de maior vida no mercado nacional: sem grandes alterações, persistiu até 1997

Era um projeto superior em todos os aspectos: suspensões modernas e de longo curso, motor arrefecido a água, 25 cv de potência, válvula eletrônica (YPVS) para melhor distribuição de torque. Só na estética lembrava ligeiramente a velha 180, sobretudo no lado esquerdo, onde não havia aleta para direcionar ar ao radiador -- o acessório viria só mais tarde na versão DT 200R.

Mas a DT 180Z não perdeu seu trono rapidamente: permaneceu ainda por algum tempo a Yamaha mais vendida, baseada na simplicidade de condução e de manutenção, leveza, confiabilidade e bom valor de revenda. Só em 1997 a marca decidiu que a DT 200 poderia dar continuidade a sua trajetória, aposentando a pioneira nacional do fora-de-estrada.

Ficha técnica
_ DT 180 Super (1983) TDR 180 (1989)
MOTOR
Cilindros 1 cilindro / 2 tempos
Refrigeração / partida a ar / a pedal
Diâmetro e curso 64,5 x 54 mm
Cilindrada 176 cm3
Taxa de compressão 6,5:1
Potência máxima 16,7 cv a 7.000 rpm 18 cv a 7.000 rpm
Torque máximo 1,74 m.kgf a 6.500 rpm 1,9 m.kgf a 6.500 rpm
Alimentação um carburador de 24 mm
CÂMBIO
Marchas 6 / transmissão por corrente
FREIOS
Dianteiro a tambor a disco
Traseiro a tambor
CICLÍSTICA
Quadro tubular semiduplo, de aço
Suspensão dianteira/traseira telescópica / monomola
Pneu dianteiro 2,75 - 21 90/90 H 18
Pneu traseiro 4,10 - 18 110/80 H 18
DIMENSÕES
Comprimento 2,105 m 2,0 m
Largura 855 mm 900 mm
Entreeixos 1,35 m 1,345 m
Capacidade do tanque 9 l 12 l
Peso a seco 102 kg 105 kg
DESEMPENHO
Velocidade máxima 110 km/h 125 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 18 s 15 s
Dados de desempenho aproximados

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