Com ele a Ferrari venceu também uma prova inusitada, a primeira Cannonball Baker, em 1971. Esta prova ilegal foi organizada por entusiastas americanos que pretendiam demonstrar ser seguro rodar a velocidades acima daquelas determinadas por lei. Os carros partiram de Nova York e tinham como destino a praia de Redondo, na Califórnia, a mais de 4.500 km de distância. O 365 GTB/4 percorreu o trajeto em 35 horas e 54 minutos, ou seja, média aproximada de 125 km/h. |
O prestígio do modelo, que muito representa na história da Ferrari, eleva o valor da versão conversível a US$ 400 mil no mercado internacional | ![]() |
No Salão de Frankfurt de
1969 surgiu a versão conversível produzida por
Scaglietti, chamada de 365 GTS/4 (S de spider),
que teve grande procura mas reduzidíssima produção:
125 unidades. A demanda por estes modelos conversíveis
era tão grande que alguns proprietários transformavam
suas Berlinettas. Algumas foram tão bem feitas que hoje
só é possível identificar um modelo original através
do número de chassi. Se a imitação é uma forma de homenagem, podemos considerar que o 365 GTB/4 é um carro privilegiado. Algumas pessoas afirmam que as luzes de direção do Rover SD1 inglês foram claramente inspiradas neste Ferrari. A frente do Citroen SM (leia história) também guarda incrível semelhança com a dos primeiros exemplares do 365, que ainda utilizava faróis recobertos por uma proteção plástica. A própria Ferrari se utilizou de alguns elementos do 365 GTB/4 para desenhar sua atual máquina topo de linha, o F550 Maranello. |
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Foi um carro bastante copiado: sua frente inspirou o Citroën SM e as luzes de direção dianteiras apareceram no Rover SD1 -- sem falar nos detalhes que ressurgiram no F550 Maranello |
Foram construídas 1.383
unidades do modelo Berlinetta, além dos 16 de competição
e dos 125 conversíveis, ou seja, um total de 1.523
unidades. Não é um dos produtos mais exclusivos que a
Ferrari já lançou, mas mesmo assim a procura e seus preços
continuam em alta. Um modelo fechado custa no mínimo US$
100.000 no mercado europeu, os conversíveis são
comercializados por mais de US$ 400.000 e um modelo de
competição não sai por menos de incríveis US$ 1.000.000
-- todos em excelente estado, naturalmente. Último Berlinetta de motor dianteiro da marca e último modelo a ser concebido sem participação da Fiat, o 365 GTB/4 "Daytona" é sem dúvida um dos modelos mais lembrados pelos amantes da Ferrari e um dos mais valorizados pelo mercado. Um carro imortal na memória de qualquer apaixonado por automóveis. |
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