Best Cars Web Site
Carros do Passado

Com ele a Ferrari venceu também uma prova inusitada, a primeira Cannonball Baker, em 1971. Esta prova ilegal foi organizada por entusiastas americanos que pretendiam demonstrar ser seguro rodar a velocidades acima daquelas determinadas por lei. Os carros partiram de Nova York e tinham como destino a praia de Redondo, na Califórnia, a mais de 4.500 km de distância. O 365 GTB/4 percorreu o trajeto em 35 horas e 54 minutos, ou seja, média aproximada de 125 km/h.

O prestígio do modelo, que muito representa na história da Ferrari, eleva o valor da versão conversível a US$ 400 mil no mercado internacional
No Salão de Frankfurt de 1969 surgiu a versão conversível produzida por Scaglietti, chamada de 365 GTS/4 (S de spider), que teve grande procura mas reduzidíssima produção: 125 unidades. A demanda por estes modelos conversíveis era tão grande que alguns proprietários transformavam suas Berlinettas. Algumas foram tão bem feitas que hoje só é possível identificar um modelo original através do número de chassi.

Se a imitação é uma forma de homenagem, podemos considerar que o 365 GTB/4 é um carro privilegiado. Algumas pessoas afirmam que as luzes de direção do Rover SD1 inglês foram claramente inspiradas neste Ferrari. A frente do Citroen SM (
leia história) também guarda incrível semelhança com a dos primeiros exemplares do 365, que ainda utilizava faróis recobertos por uma proteção plástica. A própria Ferrari se utilizou de alguns elementos do 365 GTB/4 para desenhar sua atual máquina topo de linha, o F550 Maranello.
Foi um carro bastante copiado: sua frente inspirou o Citroën SM e as luzes de direção dianteiras apareceram no Rover SD1 -- sem falar nos detalhes que ressurgiram no F550 Maranello
Foram construídas 1.383 unidades do modelo Berlinetta, além dos 16 de competição e dos 125 conversíveis, ou seja, um total de 1.523 unidades. Não é um dos produtos mais exclusivos que a Ferrari já lançou, mas mesmo assim a procura e seus preços continuam em alta. Um modelo fechado custa no mínimo US$ 100.000 no mercado europeu, os conversíveis são comercializados por mais de US$ 400.000 e um modelo de competição não sai por menos de incríveis US$ 1.000.000 -- todos em excelente estado, naturalmente.

Último Berlinetta de motor dianteiro da marca e último modelo a ser concebido sem participação da Fiat, o 365 GTB/4 "Daytona" é sem dúvida um dos modelos mais lembrados pelos amantes da Ferrari e um dos mais valorizados pelo mercado. Um carro imortal na memória de qualquer apaixonado por automóveis.
Para ler
por Francis Castaings
Ferrari 365 GTB/4 Daytona - Coleção Supercars; 88 páginas; perto de 90 fotos coloridas e em preto e branco. O autor Paul Frère, belga, foi piloto de Fórmula 1 e venceu a famosa 24 Horas de Le Mans, em 1960, com um Ferrari 250 Testa Rossa revezando-se ao volante com o compatriota Olivier Gendebien. Hoje, aos 83 anos, é um dos mais renomados jornalistas automobilísticos do mundo. Frère e o jornalista britânico Doug Nye dão suas opiniões nos testes de estrada e analisam o carro.

AutoTest Ferrari 1962-1971 - Coleção Autotest; 100 páginas; várias fotos em preto e branco. Reúne os testes das melhores publicações em língua francesa no período. Na capa está um GTB amarelo. Os dois livros são da editora E.P.A.
Ficha técnica
MOTOR - longitudinal; 12 cilindros em V; duplo comando em cada cabeçote; 2 válvulas por cilindro. Diâmetro x curso: 81 x 71 mm. Cilindrada: 4.390 cm3. Taxa de compressão: 9,3:1. Seis carburadores de corpo duplo Weber. Potência máxima: 352 cv a 7.500 rpm. Torque máximo: 44 m.kgf a 5.500 rpm.
CÂMBIO - manual, 5 marchas; tração traseira.
SUSPENSÃO - dianteira e traseira, independente com quadrilátero deformável.
FREIOS - dianteiro e traseiro a disco ventilado.
RODAS - 7,5 x 15 pol; pneus, 215/70 R 15.
DIMENSÕES - comprimento, 4,425 m; largura, 1,76 m; altura, 1,245 m; entreeixos, 2,4 m; peso, 1.630 kg.
DESEMPENHO - velocidade máxima, cerca de 280 km/h; aceleração de 0 a 100 km/h, 5,6 s; aceleração de 0 a 240 km/h, 31,5 s.

Página principal - e-mail

© Copyright 2000 - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados