Best Cars Web Site
Clássicos

Este é o principal objetivo da FBVA, fundada em 1986, filiada à Federation Internationale de Vehicules Anciens (Fiva), com sede em Paris, e que é Autoridade Nacional Fiva no Brasil (ANF). Além disso, ela é responsável pela coordenação das atividades das agremiações associadas e pela elaboração de um calendário de eventos anual (veja abaixo).

Além do mais importante evento, o de São Lourenço, MG, há outros no Brasil com modelos interessantes e raros, como o Puma GT4R à direita na foto

Encontros de antigos   O mais importante evento de automóveis antigos do Brasil é o Encontro Nacional de São Lourenço, MG, realizado de dois em dois anos e que costuma reunir 600 veículos de todos os cantos do País. É verdade, ainda está longe de ser uma Carlisle e Hershey, feira internacional de carros raros que acontece todo ano, em outubro, na Pensilvânia (EUA), com a marcante presença de cinco mil automóveis raros -- e que é o maior exemplo de como os norte-americanos são cuidadosos com sua rica história automobilística. Mas é de grande importância para os clubes nacionais.

"Numa feira como esta, além de apreciarmos os carros, trocamos idéias, compramos peças e os restauradores, fundamentais para nós colecionadores, têm a oportunidade de aprofundar mais sua técnica. Aqui no Brasil, fazemos isso nos encontros e pequenas feiras, como o de Águas de Lindóia e o daqui de Santos", alega José Gândara, um dos diretores do Clube de Carros Antigos de Santos.

Entre os clubes que revivem o passado estão o Clube do Fordinho e o Clube do V8. No primeiro, estão os automóveis da segunda geração da Ford, Modelo A, os verdadeiros calhambeques ou "pé-de-bodes". No outro, modelos com motor V8 como os clássicos Mustang e Thunderbird. Apenas um ano da história separam os dois clubes, que juntos contam com mais de 400 sócios e cerca de 2.000 raridades, boa parte delas em ótimo estado de conservação.

Nos eventos dos clubes, a troca de experiências e até de componentes contribui para manter vivos marcos importantes na história do automóvel

A elevada quantidade de carros se deve ao fato de a maioria dos membros ser de ávidos colecionadores, donos de mais de um automóvel. É o caso de José Roberto Médici, presidente do Clube do Fordinho, que ajuda a manter vivo o charme do passado com seus mais de 40 modelos na garagem, nove deles utilizados na novela O Cravo e a Rosa. "A maioria da minha coleção é formada por modelos A. Na novela, utilizamos modelos T porque a trama se passa em 1927, quando não havia ainda modelo A no Brasil", explica Médici, que já pagou até US$ 30 mil numa peça.

Pechincha se comparado aos preços de modelos V8, como os antigos Lincolns presidenciais ou os Mustangs 64. Potência posta em prova, estes carros revolucionaram a indústria, como o Ford 1932 Phaethon com 85 cv, e criaram um novo conceito de fabricação de automóveis. "Nossos carros também são freqüentemente procurados para fazer comerciais de TV e participar de encontros de antigos", afirma Antônio Eduardo, presidente da agremiação.

Calendário de eventos de 2001
  • Encontro do Nordeste - de 10 a 12 de março, em Fortaleza, CE

  • Encontro Paulista de Águas de Lindóia - de 11 a 15 de abril, em Águas de Lindóia, SP

  • Encontro Nacional de São Lourenço - de 14 a 17 de junho, em São Lourenço, MG
  • Encontro do Veteran Car Club do Rio - de 6 a 9 de setembro, no Rio de Janeiro, RJ

  • Encontro do Veteran Car Club de Vitória - de 12 a 14 de outubro, em Vitória, ES

  • Encontro Sul-Brasileiro - de 15 a 18 de novembro, no Balneário de Camboriú, SC

Página principal - e-mail

*Alexandre Reis é jornalista em Salvador, BA - e-mail