O estilo tinha poucas mudanças. Dos motores 396, a opção L34 perdia 10 cv por causa de uma norma interna da GM, que impedia qualquer carro -- exceto o Corvette -- de ter uma relação peso-potência
melhor que 4,5 kg/cv (10 libras por hp). O L78 desaparecia como opção de fábrica, mas era reproduzido fielmente em certas concessionárias da marca, com todos os 375 cv a que tinha direito. O L34, quando comparado ao L78, era visivelmente mais lento: precisava de meio segundo a mais para chegar a 96 km/h e fazia o quarto-de-milha em 15,3 s. |
O SS de 1967
perdia 10 cv no motor L34, pois a GM não permitia que carro algum
tivesse relação peso-potência menor que 4,5 kg/cv, a não ser o
Corvette |
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De 1968 a 1970, o auge
Totalmente redesenhado para 1968, o Chevelle já não guardava semelhança com os modelos que o antecederam, mostrando um capô mais longo e um estilo
fastback característico do final da década. O entreeixos era reduzido, havendo 10 cm de diferença entre os modelos de duas e de quatro portas. Os motores seis-cilindros básicos e os V8
big blocks continuavam os mesmos, mas os small blocks tinham pequenas diferenças. |
Em 1968, um
estilo alongado e agressivo, sem relação com os modelos Uma nova opção surgia para 1969: o motor 396 L89, que consistia no mesmo 396 L78, mas com cabeçotes de alumínio -- o que, além da melhor dissipação de calor, tirava peso do eixo dianteiro, ajudando a melhorar a estabilidade. No estilo, pequenas mudanças nos pára-choques e conjunto ótico. Os seis-cilindros e o V8 307 continuavam em produção, mas o 327 deixava a linha de todos os Chevrolets para dar lugar ao clássico 350 (5,7 litros), com potência de 250 a 300 cv,
este com carburação quadrijet. |
O lendário V8
350 aparecia no Chevelle 1969. As versões SS 396 (ao lado) mantinham
essa denominação, apesar do aumento de cilindrada para 402 pol3 (6,6
litros) |
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As edições limitadas do Chevelle eram bem interessantes, como aquelas encomendadas por concessionárias e clientes preferenciais, chamadas de COPO (Central Office Production Order, ordem de produção do escritório central). Esses tinham direito a
"pequenos" V8 427 (7,0 litros) L72, de 425 cv e 63,5 m.kgf de torque a 4.000 rpm. Faziam de 0 a 96 km/h em 5,1 s e o quarto-de-milha em 13,3 s, contra 6,5 e 14,5 s
do L78 de produção regular.
Continua |
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