O 2800 Turbo era o primeiro resultado da Special Vehicle Engineering (SVE), recentemente introduzida pela Ford em Dunton, Essex. Trazia, por fora, spoiler dianteiro e pequeno aerofólio traseiro incorporado à carroceria, além de rodas de liga leve de 7 x 13 pol calçadas com largos pneus 235/60. O interior exibia bancos esportivos Recaro, teto solar e sofisticado sistema de áudio. A motor Cologne, já oferecido no mercado norte-americano com aspiração natural, tinha 188 cv de potência, turbocompressor e radiador de óleo -- contudo, era alimentado por carburador. |
O 2.8 Injection foi um dos mais velozes Capris, já na terceira geração: chegava a 210 km/h com seu motor V6 de 160 cv |
Havia
direção assistida, freios a disco ventilado e suspensão
redimensionada. Fazia 215 km/h de velocidade final e 0 a
100 km/h em 8,5 s -- uma fera que deixava muitos carros
sofisticados e caros para trás. Sacudiu a concorrência.
Mas as versões de menor preço eram as grandes responsáveis
por manter o Capri em 1980, onze anos após o lançamento
do primeiro modelo, entre os dez carros mais vendidos do
mercado inglês. |
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O estilo permaneceu agressivo, de perfil baixo e alongado, até as últimas unidades produzidas em 1984 |
As versões
mais potentes são as mais procuradas pelos
colecionadores e, apesar de não terem ainda grande valor
histórico, estão começando a despertar interesse. O
conjunto do Capri foi sempre muito robusto. A tração
traseira e os motores de cilindrada mais alta eram muito
apreciados pelos entusiastas da direção esportiva. O
carro era uma verdadeira escola de pilotagem, garantia de
ótimas emoções. |
Bem-sucedido até na famosa 24 Horas de Le Mans: chegou em 8°. e 10°. lugares na geral em 1972 |
Em 1972 o
Capri chegou em 8º. e 10º. lugares na classificação
geral da famosa 24 Horas de Le Mans. Na mais dura e
competitiva prova de longa duração para carros de
turismo, a 24 Horas de Spa-Francorchamps, ficou com os três
primeiros lugares. Concorreu com BMW, Alfa Romeo,
Chevrolet Camaro e outras feras. |
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Para combater o BMW "batmóvel" 3.0 CSL, a Ford desenvolveu um Capri aerodinâmico e muito potente para o Turismo europeu |
Para melhorar a aerodinâmica, a Ford implementou spoilers dianteiro e traseiro ("rabo de pato") mais pronunciados, que pelo regulamento da categoria teriam de ser aplicados a 100 unidades homologadas para uso em rua. O coeficiente aerodinâmico (Cx) caiu para ótimo 0,374. O piloto alemão Heyer ganhou o campeonato de pilotos. Também dirigiu este carro naquele ano um jovem e promissor piloto chamado Niki Lauda. |
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