O 2800 Turbo era o primeiro resultado da Special Vehicle Engineering (SVE), recentemente introduzida pela Ford em Dunton, Essex. Trazia, por fora, spoiler dianteiro e pequeno aerofólio traseiro incorporado à carroceria, além de rodas de liga leve de 7 x 13 pol calçadas com largos pneus 235/60. O interior exibia bancos esportivos Recaro, teto solar e sofisticado sistema de áudio. A motor Cologne, já oferecido no mercado norte-americano com aspiração natural, tinha 188 cv de potência, turbocompressor e radiador de óleo -- contudo, era alimentado por carburador.

O 2.8 Injection foi um dos mais velozes Capris, já na terceira geração: chegava a 210 km/h com seu motor V6 de 160 cv

Havia direção assistida, freios a disco ventilado e suspensão redimensionada. Fazia 215 km/h de velocidade final e 0 a 100 km/h em 8,5 s -- uma fera que deixava muitos carros sofisticados e caros para trás. Sacudiu a concorrência. Mas as versões de menor preço eram as grandes responsáveis por manter o Capri em 1980, onze anos após o lançamento do primeiro modelo, entre os dez carros mais vendidos do mercado inglês.

O Capri deixou de ser fabricado em 1984. Seus concorrentes na Europa mais conhecidos e famosos foram o Opel Manta, o Fiat 124, o Lancia Beta, o Renault 17 e o VW Scirocco. Em substituição a ele e ao Taunus veio o Sierra, que nasceu do carro-conceito Probe. O novo médio, que existia como sedã, cupê e perua, incluindo versão esportiva de tração integral, fez bonito também nos ralis e autódromos.

O estilo permaneceu agressivo, de perfil baixo e alongado, até as últimas unidades produzidas em 1984

As versões mais potentes são as mais procuradas pelos colecionadores e, apesar de não terem ainda grande valor histórico, estão começando a despertar interesse. O conjunto do Capri foi sempre muito robusto. A tração traseira e os motores de cilindrada mais alta eram muito apreciados pelos entusiastas da direção esportiva. O carro era uma verdadeira escola de pilotagem, garantia de ótimas emoções.

Nas pistas   O departamento de competições da Ford Europa era muito ativo nos anos 70. O Escort, cuja primeira geração nasceu em 1968, já fazia sucesso nos ralis (ganhou o Rali da Copa) e eles estavam empenhados em aperfeiçoar o Capri para as pistas de asfalto. O objetivo era competir nos campeonatos de turismo daquele continente, que sempre foram ótima fonte de publicidade devido ao grande número de pessoas que iam aos autódromos.

Bem-sucedido até na famosa 24 Horas de Le Mans: chegou em 8°. e 10°. lugares na geral em 1972

Em 1972 o Capri chegou em 8º. e 10º. lugares na classificação geral da famosa 24 Horas de Le Mans. Na mais dura e competitiva prova de longa duração para carros de turismo, a 24 Horas de Spa-Francorchamps, ficou com os três primeiros lugares. Concorreu com BMW, Alfa Romeo, Chevrolet Camaro e outras feras.

Depois de dois anos vencendo o Campeonato Europeu de Turismo com o Capri RS 2600, a Ford o perdia em 1973 para o BMW 3.0 CSL, chamado de "batmóvel" por seus apêndices aerodinâmicos. A resposta veio no ano seguinte com o Capri RS 3100. Foram preparados quatro carros para a disputa, com motor da conceituada Cosworth -- um V6 de 3,4 litros, quatro válvulas por cilindro e 420 cv, com o qual chegavam a 270 km/h.

Para combater o BMW "batmóvel" 3.0 CSL, a Ford desenvolveu um Capri aerodinâmico e muito potente para o Turismo europeu

Para melhorar a aerodinâmica, a Ford implementou spoilers dianteiro e traseiro ("rabo de pato") mais pronunciados, que pelo regulamento da categoria teriam de ser aplicados a 100 unidades homologadas para uso em rua. O coeficiente aerodinâmico (Cx) caiu para ótimo 0,374. O piloto alemão Heyer ganhou o campeonato de pilotos. Também dirigiu este carro naquele ano um jovem e promissor piloto chamado Niki Lauda.

Ficha técnica
Referente à segunda geração (1,3, 1,6 e 3,0 litros) e terceira geração (2,8 Turbo)
_ 1,3 litro 1,6 litro 3,0 litros 2,8 Turbo
MOTOR
Posição e cilindros longitudinal, 4 em linha longitudinal, 4 em linha longitudinal, 6 em V longitudinal, 6 em V
Comando e válvulas por cilindro no bloco, 2 no cabeçote, 2 no bloco, 2 no bloco, 2
Cilindrada 1.298 cm3 1.593 cm3 2.999 cm3 2.800 cm3
Potência máxima 66 cv a 5.750 rpm 91 cv a 5.700 rpm 138 cv a 5.100 rpm 188 cv a 5.500 rpm
Torque máximo ND 12,7 m.kgf a 4.000 rpm ND 28,5 m.kgf a 4.500 rpm
Alimentação carburador de corpo duplo carburador de corpo duplo carburador de corpo duplo carburador de corpo duplo, turbocompressor
CÂMBIO
Marchas e tração 4 ou 5, traseira (automático opcional para algumas versões)
FREIOS
Dianteiros e traseiros a disco / a tambor
DIREÇÃO
Assistência hidráulica opcional no 3,0 e 2,8 Turbo
SUSPENSÃO
Dianteira e traseira independente / eixo rígido
RODAS
Pneus 165/80 R 13 185/70 R 13 235/60 VR 13
DIMENSÕES
Comprimento 4,37 m 4,37 m 4,37 m 4,37 m
Peso 1.010 kg 1.040 kg 1.160 kg 1.180 kg
DESEMPENHO
Velocidade máxima 160 km/h 173 km/h 195 km/h 215 km/h

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