A exemplo da E23, a geração E38 também teve a versão L7, desta vez uma limusine baseada no 750iL. Especialmente alongado (5,37 metros de comprimento e 3,32 entre eixos), o carro oferecia aos ocupantes do banco traseiro TV, videocassete, telefone padrão GSM com fax e uma minigeladeira, além de divisória móvel entre esse compartimento e o do motorista e revestimento dos bancos em couro sintético cor champanhe. O motor era o mesmo V12 de 5,4 litros e 326 cv.

Clique para ampliar a imagem Clique para ampliar a imagem

O máximo em E38: a limusine L7, um 750i muito especial com entreeixos de 3,32
metros, separação entre motorista e passageiros, TV, videocassete e geladeira

No Salão de Genebra de 2001 um L7 conceitual foi apresentado como escritório volante. Um computador integrado ao veículo, com teclado sem fio (por infravermelho) e monitor de 15 pol, permitia acessar a Internet (através do telefone GSM), realizar videoconferências ou assistir a um DVD. A BMW não pretendia produzi-lo, mas se dispunha a executar um a quem dispusesse de 236 mil dólares.

Esse foi o último ano para o E38. Em setembro, no Salão de Frankfurt, a BMW apresentava seu sucessor, com o código E65/E66: um carro totalmente diferente dos anteriores no desenho, graças à intervenção do chefe de estilo Chris Bangle, e -- como de hábito -- repleto de inovações (leia apresentação). Para muitos, a marca bávara seguiu o caminho errado em suas linhas. Mas é inegável que a Série 7, com sua tradição de um quarto de século, merecerá sempre nosso respeito por seu conteúdo tecnológico, conforto e desempenho.


O L7 transformado em escritório volante: computador com teclado sem fio, acesso à Internet pelo telefone padrão GSM, videoconferência e DVD

Ficha técnica
_ 745i turbo
(E23 - 1984)
750iL
(E32 - 1987)
750iL
(E38 - 1998)
MOTOR
Posição e cilindros longitudinal,
6 em linha
longitudinal,
12 em V
Comando e válv. por cilindro nos cabeçotes, 2
Cilindrada 3.430 cm3 4.988 cm3 5.379 cm3
Taxa de compressão 7:1 8,8:1 10:1
Potência máxima 252 cv a
4.900 rpm
300 cv a
5.200 rpm
326 cv a
5.000 rpm
Torque máximo 38,7 m.kgf a
2.200 rpm
45,9 m.kgf a
4.100 rpm
50 m.kgf a
3.900 rpm
Alimentação Injeção multiponto, turbocompr. Injeção multiponto
CÂMBIO
Marchas e tração 4 (manual) ou 3 (aut.), traseira 4 (aut.), traseira 5 (aut.), traseira
FREIOS
Dianteiros e traseiros a disco a disco ventilado
Antitravamento sim
DIREÇÃO
Assistência hidráulica
SUSPENSÃO
Dianteira independente McPherson
Traseira independente, braços
semi-arrastados
independente, multibraço
RODAS
Pneus 220/55 R 390 ND 235/60 R 16
DIMENSÕES
Comprimento 4,86 m 5,024 m 5,124 m
Entreeixos 2,795 m ND 3,07 m
Peso 1.650 kg 1.830 kg 2.035 kg
DESEMPENHO
Velocidade máxima 227 km/h 250 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 7,8 s 7,4 s 6,8 s
ND = não disponível

Página principal - e-mail

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados