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Carros do Passado

Externamente o carro era o mesmo, a não ser por detalhes como as tomadas de ar tipo NACA (retraídas, de origem aeronáutica) nos pára-lamas traseiros, à frente das rodas, para arrefecer os freios, e apenas quatro lanternas e saídas de escapamento. Em vista da nova distribuição de peso, agora com 60% na traseira, trazia suspensões recalibradas, bitola posterior 43 mm maior e pneus e rodas mais largos nesse eixo.

No 512 BB as lanternas traseiras e as saídas de escapamento voltavam a ser quatro, como no conceito de 1971

Nova evolução ocorria em 1981, época em que as normas de controle de emissões poluentes na Europa começavam a amordaçar os motores esportivos. O 512 BB passava a BBi, indicando a adoção da injeção mecânica Bosch K-Jetronic, que permitia manter os 345 cv e ganhar ligeiramente em torque, chegando a 46 m.kgf. Os pneus traseiros podiam vir ainda mais largos, com 240 mm de seção, e havia requintes nada usuais em um Ferrari, como sistema de áudio com equalizador gráfico.

Sua produção era encerrada após três anos, quando o envelhecido projeto básico cedia lugar ao Testarossa, um novo Ferrari de 12 cilindros opostos. O BBi foi o mais vendido dos três, superando 1.000 unidades, enquanto o 512 BB ficou pouco abaixo e o pioneiro 365 GT4 BB não chegou a 400 exemplares.

A última versão da série, o 512 BBi, trazia injeção para manter os 345 cv e poluir menos. Em 1984 cedia lugar ao Testarossa, também com motor boxer de 12 cilindros

Uma das curiosidades envolvendo a série Berlinetta Boxer é que nenhum deles foi oficialmente vendido nos Estados Unidos, apesar da importância desse mercado para um fabricante de supercarros. Enzo Ferrari, do alto de sua suposta superioridade, entendia que as normas de controle de emissões poluentes norte-americanas não deveriam influir no desempenho de seus automóveis, até mesmo pelos baixíssimos limites de velocidade vigentes no país. No entanto, muitos deles foram importados para a América por empresas independentes.

Ficha técnica
_ 365 GT4 BB 512 BB 512 BBi
MOTOR
Posição e cilindros central, longitudinal, 12 horizontais opostos
Comando e válv. por cilindro duplo no cabeçote, 2
Diâmetro e curso 81 x 71 mm 82 x 78 mm
Cilindrada 4.390 cm3 4.942 cm3
Taxa de compressão 8,8:1 9,2:1
Potência máxima 365 cv a
7.500 rpm
345 cv a
6.800 rpm
345 cv a
6.000 rpm
Torque máximo 43 m.kgf a
4.500 rpm
45,7 m.kgf a
4.300 rpm
46 m.kgf a
4.600 rpm
Alimentação 4 carburadores Weber 40 Injeção mecânica Bosch
CÂMBIO
Marchas e tração 5, traseira
FREIOS
Dianteiros e traseiros a disco ventilado / a disco
SUSPENSÃO
Dianteira e traseira independente, braços sobrepostos
DIREÇÃO
Assistência hidráulica
RODAS
Dianteiras 7,5 x 15 pol
Traseiras 7,5 x 15 pol 9 x 15 pol
Pneus dianteiros 215/70 VR 15
Pneus traseiros 215/70 VR 15 225/70 VR 15
DIMENSÕES
Comprimento 4,36 m 4,42 m
Entreeixos 2,49 m
Peso 1.240 kg 1.400 kg 1.500 kg
DESEMPENHO
Velocidade máxima 280 km/h ND
Aceleração de 0 a 100 km/h 5,3 s ND
Dados de desempenho aproximados

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