Pela primeira vez era oferecido motor de seis cilindros, um V6 de 2,6 litros e 150 cv, capaz de levá-lo a 212 km/h. O 80 tornava-se um típico carro de
autobahn, as auto-estradas alemãs onde o limite de velocidade é a potência do motor. As outras versões eram 2,0 (90 e 115 cv), 2,0 16V (136 cv) e 1,9 TDi a diesel (90 cv).
Como opção ao 2,6 viria mais tarde o 2,8-litros, com potência de 174 cv e máxima de 220 km/h. |
A perua 80
Avant chegava em 1992 e logo recebia versão esportiva: a S2, com
motor 2,2-litros turbo de 220 cv, também aplicado ao sedã e ao cupê |
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Um ano depois, em 1992, chegava a 80 Avant
(nome com que a Audi identifica suas peruas desde a 100 de 1977),
primeira perua da linha desde a "emprestada" da VW. O projeto fora desenvolvido há tempos, mas acabou por esperar as evoluções do sedã para ser concluído. O resultado era uma
station-wagon média de perfil esportivo e agradável, em que as lanternas traseiras típicas de automóvel conferiam um ar diferente das comportadas peruas do mercado. A capacidade de bagagem era regular, 370 litros, podendo chegar a 1.200 com o rebatimento do banco traseiro. Em 1993
o sedã 90 desaparecia, sendo os motores de cinco e seis cilindros oferecidos no 80. |
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O posto de
comando das versões S2 de 1994: painel de fundo claro,
instrumentos auxiliares no console e o indispensável volante de
quatro raios. Eram modelos perfeitos para atravessar as autobahnen
de seu país de origem a mais de 200 km/h |
Os S2 foram os primeiros Audis produzidos em larga escala a receber a letra "S", hoje símbolo de esportividade para toda a linha, do S3 ao S8. O motor de 2,2 litros e 20 válvulas, o mesmo do grande sedã 200 Turbo Quattro, tinha turbocompressor e
resfriador de ar, passando a 220 cv de potência e 31,5 m.kgf de torque a apenas 1.950 rpm -- já nesse tempo os motores turbo do grupo VW buscavam força em baixa rotação. |
O S2 entregava
o torque máximo a menos de 2.000 rpm, característica que os motores
turbo VW/Audi mantêm até hoje. Em 1994 surgia um overboost
para elevar o pico em 3 m.kgf por breves momentos |
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Em agosto de 1992 os S2 recebiam alterações nos equipamentos de série, suspensão mais firme e câmbio de seis marchas como padrão, no que foram os primeiros Audis de produção normal. O motor com turbo de controle eletrônico passava a 230 cv e 35,7 m.kgf, podendo fornecer 3 m.kgf adicionais em condição de sobrepressão temporária
(overboost). Belas rodas Avus de seis raios identificavam a nova linha, que perdia a direção Servotronic (havia queixas de pouca sensibilidade em uso esportivo) e o comando para desligar o ABS. E surgia a versão perua S2 Avant, capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 6,1 s.
Continua |
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