Best Cars Web Site
Chevrolet Zafira: praticidade para sete
Linhas agradáveis e sete lugares, mesmo com reduzido porta-malas, são os pontos altos
Quem ri por último ri melhor. Ao contrário da Scénic, que leva apenas cinco passageiros, a Zafira foi projetada para levar sete. E seus assentos são dobráveis por um sistema inédito, patenteado pela marca, chamado FLEX7. A operação é feita com rapidez e sem esforço, além de não se ter de se preocupar com onde deixar os bancos. Quando dobrados, a minivan se transforma em um furgão com capacidade para 1.700 litros e comprimento de 2,8 metros em assoalho plano.

Removendo-se só a terceira fileira, a capacidade é de 490 litros. Com todos os bancos, contudo, a capacidade do porta-malas é de apenas 159 litros, limitando esta configuração ao uso urbano ou em viagens curtas. Segundo a marca, o conforto é garantido para todos os ocupantes e passageiros de 1,85 metro se sentirão bem até na última fileira.

Clique para ampliar a imagemClique para ampliar a imagemClique para ampliar a imagem

Formas da Zafira remetem diretamente às do Astra, do qual deriva. Motores Ecotec da versão européia não deverão equipar a nacional (clique nas imagens para ampliar)

Seu comprimento de 4,32 metros é quase o mesmo do Astra Sedan, mas com entre-eixos bem maior. As linhas sóbrias e equilibradas lembram bem minivans maiores. Afinal, na Europa, a Opel descontinuou a Sintra (minivan de maior porte) e está jogando as cartas só na Zafira. Com tanta praticidade e três fileiras de bancos, o modelo não fica mesmo devendo às minivans de categoria superior.

A versão européia conta com motores Ecotec 1,6 e 1,8-litro a gasolina, com 100 e 115 cv, na ordem. Há também uma versão 2-litros turbodiesel com injeção do tipo common-rail. Mas sob o capô da versão brasileira estará motorização semelhante à de nosso Astra: motores 2-litros (oito e 16 válvulas) para as versões sofisticadas e 1,8-litro para a básica. Seu coeficiente aerodinâmico de 0,33, em que pese a área frontal maior que a do automóvel, garante baixo nível de ruído em velocidade.

Mostrada no Salão de Paris de 1998 e lançada na Europa em 1999, a Zafira vem para o Brasil no decorrer de 2001, embora haja publicações antecipando esse prazo para o final de 2000. Será a opção familiar da linha Astra, já que não teremos a perua. A minivan já pode ser vista sendo "tropicalizada" no campo de provas da Cruz Alta, em Indaiatuba, SP.

Clique para ampliar a imagemClique para ampliar a imagemClique para ampliar a imagem

Na Europa, bolsas infláveis frontais e laterais são de série. Modularidade dos bancos
permite amplas combinações passageiros/carga (clique para ampliar as imagens)

Controle de tração, freios antitravamento (ABS) e bolsas infláveis frontais e laterais, de série na versão européia, deverão ser opcionais. Já um item interessante para nosso mercado são os vidros traseiros Solarprotect, que filtram 65% da luz e bloqueiam parte do calor. Espera-se que custe a partir de R$ 33 mil. Continua

Scénic também muda

Scénic
Até mesmo a Scénic, precursora do segmento, vai se renovar. O modelo já recebeu uma plástica na Europa (saiba mais), para se diferenciar do resto da família Mégane. O modelo nacional receberá estes retoques em outubro. Em janeiro de 2001, a minivan deverá ganhar a versão fora-de-estrada RX4, com estilo robusto, tração integral e motor 2-litros de 16 válvulas e 140 cv.

Apesar de não confirmado, a Fiat poderá trazer a Multipla, feita a partir da plataforma do Brava. Prova disso é que o modelo foi visto sendo testado nos arredores de Belo Horizonte, MG, com placas de fábrica.
Ford e VW também no segmento

Ford FC5
A Ford também vai entrar nesta categoria. O modelo será derivado do projeto Amazon, família que será feita na Bahia. O carro-conceito FC5 (foto), apresentado no Salão de Frankfurt (saiba mais), deve servir de inspiração. Já a VW alemã só confirmou que fará sua minivan na plataforma do Golf. Deverá ser apresentada no Salão de Paris deste ano, começando a ser vendida em 2002. Quem sabe o Grupo faça uma versão mais sofisticada, com o emblema Audi...

Atualidades - Página principal - e-mail

© Copyright 2000 - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados