Best Cars Web Site

Novidades para inglês ver

Lotus Elise

Além dos grandes lançamentos europeus, o Salão de
Birmingham traz atrações locais como o novo Lotus Elise

Texto: Rodrigo Disperati e Fabrício Samahá - Fotos: divulgação

O British Motor Show, mais conhecido como Salão de Birmingham, representa para os ingleses a oportunidade de conhecer, sem precisar se deslocar para Frankfurt (Alemanha) ou Paris (França), as grandes novidades européias do segundo semestre.

Mas, como convém a um salão internacional de certa importância, algumas marcas -- em geral locais, incluindo pequenos construtores -- reservaram novidades para o evento. O Best Cars Web Site mostra aqui os destaques do salão, aberto ao público na quarta-feira dia 18 de outubro.

Elise chega à segunda geração ainda mais picante

Cinco anos após seu lançamento, o Lotus Elise passa por sua primeira revisão de projeto. O Elise II chega mais aerodinâmico e, segundo o fabricante, com melhor qualidade de construção e (ainda) melhor dirigibilidade. O sistema de freios também passou por mudanças, tornando-se mais eficiente.

Este é o primeiro Lotus projetado em computador. O desenho mantém a essência do modelo anterior, ou seja, o fabricante preocupou-se em não o diferenciar muito, à primeira vista, do antigo Elise. O motor continua de 1,8 litro e 16 válvulas.

Outras novidades são os pacotes opcionais, denominados Elise Sports Tourer e Elise Race Tech. O Sports Tourer é um pacote de luxo, oferecendo revestimento de couro nos bancos, no painel e nos revestimentos das portas, além de interior acarpetado e controles do painel feitos em alumínio polido. Um potente sistema de áudio também faz parte do pacote.

Já o Race Tech vem com bancos esportivos em fibra de carbono e alcântara, controles em alumínio e sistema de áudio mais simples, com dois auto-falantes em vez de quatro. Exteriormente, o carro pode levar novas rodas na cor preta, ressaltando o visual ultra-esportivo do Elise II. A produção começa no final de outubro. (RD)
A Ford planeja novos modelos Cosworth

Um nome muito representativo na história dos automóveis esportivos está de volta no Salão de Birmingham: a Ford anuncia o retorno da nomenclatura Cosworth em seus modelos. Outra boa surpresa é a versão RS (de Rallye Sport) do Focus.

Segundo o chairman da Ford Europa, Nick Scheele, a empresa se arrepende de ter demorado tanto para colocar no mercado um novo modelo Cosworth depois de ter retirado de linha o último desta estirpe, um Escort de tração integral e mais de 200 cv. Atualmente os Ford esportivos levam as siglas ST ou Zetec-S. Depois da reestruturação na linha, os carros mais potentes da marca voltam a ser os Cosworth.

O primeiro modelo será um Focus turbinado de 250 cv, em 2002, seguido de um Mondeo Cosworth em 2003. Este Mondeo chegará com motorização V6 turbo de, pelo menos, 300 cv, além de tração integral emprestada do novo médio da Jaguar, de projeto X400. Os esportivos "de entrada" da Ford vão manter a nomenclatura Zetec-S. O Mondeo Zetec-S, revelado no salão (foto acima), tem motorização V6 de 170 cv e substitui o ST24 da geração anterior.

Logo acima dos Zetec-S estarão as versões ST. O Mondeo ST220 (substituto do atual ST200) será apresentado no Salão de Frankfurt, no segundo semestre de 2001. Com 220 cv -- daí a denominação --, será mais luxuoso e refinado que o ST200. Não se sabe ao certo se virá com tração nas quatro rodas, mas, certamente, será equipado com suspensão esportiva e belas rodas aro 18 pol.

Quanto à sigla RS, virá logo abaixo dos Cosworth na lista de preços. O Focus RS (foto inferior), com motor Zetec dois-litros turbo de 220 cv, será o primeiro modelo esportivo da linha, seguido de um ST no fim de 2001 e o esperado Cosworth em 2002. O RS terá, além da motorização, aparência bem esportiva, com grandes spoilers e rodas OZ de 18 pol. No interior, bancos da marca esportiva Sparco, apliques de fibra de carbono no painel e nas portas e até um botão de partida. Oferecido apenas na versão três-portas, terá produção limitada a 3.500 unidades por ano. (RD)
Continua

Atualidades - Página principal - e-mail

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados